COBERTURA ESPECIAL - Vant - Aviação

15 de Agosto, 2018 - 09:25 ( Brasília )

FT SISTEMAS avança com o helicóptero não tripulado FT-100FH




SÃO JOSÉ DOS CAMPOS – FT SISTEMAS avançou significativamente na campanha de Ensaios em Vôo de seu novo projeto o helicóptero não tripulado
FT-100FH. A empresa está em vias de completar os ensaios em vôo em linha de visada visual necessários para continuar o desenvolvimento para posterior autorização de vôo aém da linha de visada visual pela ANAC, autoridade de aviação civil brasileira.

“Para um programa desta complexidade, completar esta fase da campanha de ensaios em vôo é uma prova da capacidade e do trabalho em equipe de todos os envolvidos”, comentou Nei Brasil, CEO da FT SISTEMAS.

O helicóptero remotamente pilotado FT-100FH foi lançado no ano passado pela FT SISTEMAS. A empresa pretende requerer aprovação de projeto junto à ANAC para operações além da linha de visada visual, de acordo com os requisitos RBAC-E94, publicados pela autoridade de aviação civil brasileira em Maio de 2017.

A fase atual de ensaios em vôo é planejada para avaliação da maturidade de designs básicos do FT-100FH, tais como o comando e controle, aviônica, controles de vôo, motor e transmissões. A expanção do envelope do helicóptero será realizada a partir do segundo semestre de 2018, busando uma qualificação de projeto completa e as primeiras entregas para clientes lançadores.

Composta por dois produtos principais, os helicópteros da família FH (de Flettner Helicopter) possuem configuração de rotores contra-rotativos, otimizados para o carregamento de carga. O projeto destas drones possui capacidade de carga, autonomia de vôo e alcance que respondem a demandas por grande versatilidade e capacidade para missões de longo alcance.

Estes drones podem ser utilizados para missões de segurança e monitoramento, em serviços de infraestrutura, para entrega de cargas, para a proteção de lavouras e para o estabelecimento de relays de comunicação. O FT-100FH será também disponibilizado em uma versão alternativa para missões que requerem apenas operações em linha de visada visual.

“FT-100FH é um helicóptero não tripulado proposto para aprimorar o uso drones em aplicações comerciais e de governo. Sua versatilidade operacional aliada com suas capacidades de missão são ponto chave para atender demandas específicas de mercado”, comenta Igor Drago, Engenheiro líder do FT-100FH.



VEJA MAIS