Caça israelense é derrubado durante operação na Síria

Um avião militar israelense caiu neste sábado (10/02) durante uma operação militar na Síria. Segundo as Forças de Defesa de Israel, o F-16 enfrentou vários mísseis antiaéreos enquanto atacava alvos iranianos em reposta ao lançamento de um drone a partir do território sírio que invadiu o espaço aéreo israelense.

"As Forças de Defesa atingiram vários sistemas de controle iranianos na Síria que enviaram o drone ao espaço israelense. Forte fogo antiaéreo. Um F-16 caiu. Pilotos estão seguros. O Irã é responsável por essa grave violação da soberania israelense”, disse no Twitter o porta-voz das forças israelenses, Jonathan Conricus. Não foi esclarecido se a aeronave chegou a ser atingida pelos misseis antiaéreos ou se caiu por alguma outra razão.

<script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

Segundo o governo israelense, o piloto do F-16 ejetou da aeronave e foi resgatado logo depois com ferimentos graves. O avião caiu sobre o Vale de Jezreel, no norte de Israel.

O drone foi abatido e foi recolhido pelos israelenses. Ainda de acordo com Israel, um total de 12 alvos na Síria foram atacados neste sábado em resposta ao episódio envolvendo o drone, incluindo três unidades de baterias antiáreas e quatro alvos militares iranianos.

Não é incomum que Israel ataque alvos na Síria – que enfrenta uma guerra civil desde 2011 –, especialmente alvos dos aliados iranianos do ditador Bashar al-Assad.

No entanto, segundo o jornal Jerusalem Post, esta é a primeira vez que Israel admite oficialmente ter perdido uma avião em suas intervenções no conflito. A última que o país perdeu uma aeronave durante uma operação militar foi em 2006, quando um helicóptero foi abatido sobre o Líbano.

<script async src="https://platform.twitter.com/widgets.js" charset="utf-8"></script>

Israel lança fortes ataques na Síria após queda de F-16¹

Israel lançou ataques pesados ??na Síria neste sábado, afirmando que atingiu defesas aéreas e alvos iranianos, enquanto o exército sírio disse ter derrubado um F-16 israelense que caiu no norte de Israel em uma grande escalada da tensão na região.

O exército israelense disse que as primeiras avaliações indicaram que o jato foi abatido pelo ataque sírio, mas isso ainda não foi confirmado.

Israel disse que o F-16 caiu durante uma missão para atacar instalações iranianas de drone na Síria. O país disse que enviou seus jatos para a Síria depois de derrubar um drone iraniano sobre o território israelense no início do sábado.

A aliança militar que lutava em apoio ao presidente sírio Bashar al-Assad negou que algum de seus drones entrou no espaço aéreo israelense. Em uma declaração, disse que Israel tinha apontado uma base aérea no deserto de Homs que está sendo usada para pilotar drones em missões contra o Estado Islâmico.

Essa “ação terrorista” de Israel seria recebida com uma “resposta grave e séria”, afirmou.

O porta-voz militar israelense disse que Israel não buscou escalada na tensão na região, chamando sua ação de “esforço defensivo desencadeado por um ato de agressão iraniano”.

¹com Agência Reuters

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter