COBERTURA ESPECIAL - Vant - Aviação

30 de Novembro, 2017 - 07:40 ( Brasília )

IACIT apresenta sistemas exclusivos na Expodefensa

Bloqueador de drones, Radar Over The Horizon (OTH) e sistema DME 0200 são as tecnologias que serão levadas ao mercado da América Latina

Com forte atuação na área de desenvolvimento e inovação, a IACIT estará presente na Expodefensa, apresentando tecnologias exclusivas ao mercado da América Latina. A empresa integra o estande da ABIMDE (Associação Brasileira das Indústrias de Materiais de Defesa e Segurança)durante o evento sediado na capital da Colômbia, de 4 a 6 de dezembro e mostrará as soluções em bloqueio de drones, o Radar OTH (Over the Horizon) e o sistema de navegação aérea DME 0200.

Desenvolvida para atender a uma demanda do Exército Brasileiro, a IACIT é a única empresa brasileira a contar com a solução DRONEBlocker, que protege contra a ameaça de drones não autorizados. O sistema foi utilizado com enorme sucesso pelo EB durante os Jogos Olímpicos Rio 2016 e hoje já está em países como Argentina, Panamá, Colômbia e Peru. O bloqueador de drones também vem sendo utilizado por empresas nacionais para garantir a segurança de complexos industriais e até mesmo para evitar a invasão de privacidade de eventos particulares, como casamentos de celebridades.

Com tecnologia 100% nacional, o DRONEBlocker conta com sensores para detecção, identificação e rastreio, além de radares e câmeras capazes de detectar e identificar as ameaças. A solução possui também um sistema de Comando, Controle e Inteligência (C2I), que permite a centralização da operação, configuração e gerenciamento de todo o sistema remotamente. Ao ser acionado, o DRONEBlocker interfere na frequência de atuação dos drones não autorizados, forçando-os a pousar.

O sistema de bloqueio de drones não foi o único desenvolvido pela IACIT. A empresa também conta com soluções para o bloqueio de comunicação celular e por rádio. O COMBlocker é ideal para a criação de salas seguras, por exemplo, realizando o bloqueio do sinal em áreas específicas, sem afetar a vizinhança. Para isso, o sistema conta com antenas específicas que operam de acordo com a potência e frequência ajustadas.

Para a proteção de comboios e tropas há ainda o RCIEDBlocker, que opera contra explosivos acionados remotamente por dispositivos eletrônicos (RCIED). O sistema da IACIT bloqueia ou interfere na comunicação dos sistemas que farão o acionamento dos explosivos, como rádios, celulares e controles remotos, mesmo aqueles operados por bluetooth ou por redes wireless.


 
Além do Horizonte

A IACIT também apresentará na Colômbia o primeiro Radar Além do Horizonte ou “Over The Horizon” (OTH) já desenvolvido no Brasil. Em operação no Rio Grande do Sul desde o final de 2016, o sistema exclusivo foi desenvolvido em parceria com a Israel Aerospace Industries (IAI) e contou com apoio da Marinha do Brasil, que cedeu a área na costa sul do país.

A tecnologia nacional adota o conceito de “surface wave” (onda de superfície) para a detecção de alvos, tornando-o um sistema exclusivo e diferenciado. O conceito “surface-wave” garante rastreabilidade de uma área maior, já que os sensores fazem uma “varredura” seguindo a curvatura da Terra, sendo mais eficiente que os radares convencionais que têm o alcance limitado pela linha de visada direta.

Operando na faixa de HF, o Radar é capaz de monitoração além do horizonte de centenas de quilômetros no ambiente marítimo. O radar emprega tecnologia “phased array” e um sistema específico de técnicas de eliminação de interferências o qual proporciona uma confiável e persistente cobertura de ampla área marítima em todo o tempo, independente das condições meteorológicas ou condição do mar (sea state).


 
DME 0200


Na área de navegação aérea, a IACIT levará o DME 0200, outro sistema cuja tecnologia é exclusiva da empresa, que já tem três equipamentos instalados e operando em aeroportos do Brasil. O DME 0200 é o primeiro a ser integrado no sistema de navegação DME/DME em implantação pelo Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA), cujo objetivo é implantar a Navegação Baseada em Performance “PBN” (Performance Based Navigation). A navegação DME/DME se utiliza do princípio da triangulação para determinar a posição de uma aeronave, com um nível de acuracidade aceitável para que se ofereça PBN numa área terminal (TMA).

O DME 0200 da IACIT foi desenvolvido com emprego de tecnologia digital de última geração, tendo sido projetado e construído de forma compacta e grande eficiência energética, com potencial para atender as demandas do mercado nacional e internacional. Além disso, o sistema da IACIT possui certificação em conformidade com o Anexo 10 da ICAO, emitido pelo Instituto de Controle do Espaço Aéreo (ICEA), vinculado ao DECEA.

A IACIT foi contratada pela Força Aérea Brasileira para a implantação de trinta e seis sistemas DME no Brasil nos próximos três anos.
 
Certificada pelo Ministério da Defesa como Empresa Estratégica de Defesa (EED), a IACIT vem atuando há mais de 30 anos em projetos ligados ao setor. Tem sua unidade fabril em operação há cerca de 10 anos, com seu portfólio composto de produtos e serviços. Atualmente, a IACIT é a única empresa brasileira fabricante de auxílios à radionavegação aérea, e fabrica também radares meteorológicos, radares Oceânicos, radares para Vigilância Marítima – OTH, sistemas de telemetria e telecomandos e equipamentos e soluções de contramedida eletrônica aplicadas à segurança pública e defesa.

Possui uma estrutura de engenharia certificada para o desenvolvimento de soluções tecnológicas complexas tanto para hardware como para software estabelecida em São José dos Campos, tendo lançado recentemente produtos meteorológicos de software baseados em redes neurais artificiais (RNA) para aplicação a gestão do tráfego aéreo, proporcionando grandes benefícios para rotas e pouso de aeronaves.


VEJA MAIS