São José estimula a tecnologia em robótica com cursos para estudantes

Júlio Ottoboni

 
Na busca por diversificar sua base de ensino técnico e estimular a renovação da mão de obra para tecnologias do futuro, a  prefeitura de São José dos Campos intensificou seus programas de aprendizagem visando a área de robótica. A cidade tem se destacado nas últimas décadas com vários prêmios nacionais e internacionais neste segmento.

Nesta semana será aberto as inscrições para os cursos de treinamento na tecnologia de robôs  “#JovemTec”,  que está inserido no Programa Qualifica. O curso é gratuito e será oferecido em parceria com a equipe estudantil de robótica Brazilian Storm FRC na escola estadual Professor Alceu Maynard Araújo, no Jardim Motorama, região leste da cidade.

Segundo a prefeitura, serão disponibilizadas 50 vagas para estudantes de São José dos Campos com idade de 16 a 18 anos. Outras inciativas de ensino de robótica, uma delas é a equipe Cepathron do Centro de Educação Profissional Hélio Augusto de Souza ( CEPHAS).
 
O CEPHAS é uma escola técnica da  Fundação Hélio Augusto de Souza (FUNDHAS), mantida pela Prefeitura de São José dos Campos, que oferece cursos técnicos gratuitos e que atende jovens carentes. A equipe já ganhou concursos e participou de diversas competições em robótica, inclusive, fora do Brasil e se tornou uma referência no assunto.

O Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) tem grupos avançados em robótica em seus cursos de engenharia e, inclusive, em pós-graduação. O centro, que é uma referência mundial, já ganhou diversos prêmios e disputadas nacionais e internacionais e tem atraído a atenção de empresas de diversos países, que estudam estabelecer centros de tecnologia para estimular parcerias com a entidade.

A grade do curso da prefeitura é composta por aulas teóricas e práticas que abordarão princípios de robótica, componentes eletrônicos, introdução à plataforma Arduíno, que é uma placa fabricada na Itália utilizada como plataforma de prototipagem eletrônica que torna a robótica mais acessível, além de princípios de programação e tópicos secundários.

O curso para os alunos da rede pública será finalizado com um torneio técnico de robótica que simulará o ambiente de uma colônia instalada no planeta Marte. Os integrantes ainda deverão elaborar um vídeo sobre a inserção do jovem na tecnologia de robótica.

O Qualifica São José é coordenado pela Secretaria de Inovação e Desenvolvimento Econômico, que tem por objetivo facilitar o acesso dos trabalhadores aos cursos que possam agregar valor aos seus currículos e torná-los mais competitivos na disputa por um novo emprego e no conhecimento de novas tecnologias usadas no setor industrial.

Os interessados serão submetidos a uma série de avaliações após a matrícula no curso, como critérios socioeconômicos para escolha do candidato. Apenas a matrícula não garantirá o acesso ao curso.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter