A companhia Dassault Aviation liberou no sábado, 12 ABR 14, detalhes e material referente ao voo em formação do nEUROn, unmanned combat air vehicle (UCAV), com um caça Rafale e um avião executivo Falcon 7X .
O voo ocorreu, em 20 MAR 14, e foi a primeira vez no mundo que um drone de combate voou em formação com outras aeronaves. Todo o voo durou 1 hora e 50 minutos, e percorreram uma área do Mediterrâneo que englobou várias centenas de quilômetros.
Eric Trappier, Chairman e CEO da Dassault Aviation afirmou, “Esta conquista reflete claramente nossa capacidade em tecnologias no “state-of-the-art”s. Nosso domínio tanto em aeronaves militares como aeronaves civis enriquecem uma à outra, permitindo que projetemos aeronaves excepcionais e capazes para forças armadas e operadores de aeronaves executivas.”
Organizar um voo em formação como este é um enorme desafio, pois cada manobra tem de ser pensada e planejada tendo em mente que são diferentes aeronaves, com características diferentes e têm de voar em um espaço confinado.
Um desafio extra foi controlar uma aeronave sem piloto voando próximo a a quarto outras aeronaves, todas pilotadas (Rafale, Falcon 7X e duas aeronaves “paquera” para as fotografias e vídeo). Engenheiros tinham de ter todos os detalhes planejados previamente e avaliar o risco de interferência, incluindo turbulência aerodinâmica entre as aeronaves, sem mencionar a interferência eletromagnética (EMI), dos sistemas de comunicação com a base de controle do nEUROn no solo.
About nEUROn
nEUROn é um programa europeu de um demonstrador de tecnologia para “unmanned combat air vehicle (UCAV), que tem a Dassault Aviation como contratista principal com a supervisão da DGA francesa. Ele antecipa o amanhã dos programas de defesa, inclui vários países da Europa (França, Itália, Suécia, Espanha, Grécia e Suíça).
O Programa nEUROn é um projeto para validar o desenvolvimento de tecnologias complexas incluindo todos os Sistemas de Missão: controle em voo a grande altitude e discreto (stealth), lançamento real de armamentos ar-terra desde a baia interna, integração de um ambiente C4I, processos inovadores de colaboração industrial, etc. O demonstrador realizou o seu primeiro voo em 01 DEZ 2012, iniciando o processo de dois anos de testes. Desde então o drone nEUROn tem realizado dezenas de voos de teste
Nota DefesaNet – Os VANTS, DRONES Aeronaves Remotamente Pilotadas, ou qualquer outro nome, estão avançando de forma significativa e a passos acelerados no campo de aeronaves militares, e afastando-se do conceito de meros equipamentos radiocontrolados.
Ver em especial as matérias:
nEUROn – 1º Voo do UCAV Europeu – 2012 Link
O Futuro da Guerra Aérea – Link
The Future of Aerial Warfare Link
Caças: O “X” da Quest…, digo, da Geração Link