US ARMY – BAE Systems Desenvolve Obuseiro de Artilharia de Longo Alcance

STERLING HEIGHTS, Michigan — O Exército Americano concedeu contrato de $ 45 milhões de dólares à BAE Systems para o protótipo de Obuseiro de Artilharia de Longo Alcance (Extended Range Cannon Artillery – ERCA/PACLA), incremento 1, de um protótipo, com o objetivo de aumentar o alcance e a cadência de fogo nos atuais e futuros obuseiros autopropulsados M109A7. O desenvolvimento da ERCA/PACLA é em colaboração com o Centro de Armamentos do Comando de Desenvolvimento de Capacidades de Combate do Exército (Combat Capabilities Development Command – CCDC).

 Essa fase do protótipo abordará as lacunas de capacidade nos sistemas de fogo indireto do Exército e melhorará a cadência e o alcance de fogo com o desenvolvimento de software de distribuição de energia e soluções de integração de hardware. O ERCA/PCLA será integrado ao M109A7 e exigirá que a atual torre que equipa um tubo de 39 calibres do M109A7, disparando munições de 155mm, seja substituída por um tubo de 58 calibres e 30 pés (9,1m) de comprimento, visando dobrar o poder de fogo do alcance atual.

"A ERCA/PCLA é um avanço tecnológico significativo para o portfólio de artilharia do Exército", disse Scott Davis, vice-presidente de programas da divisão de Veículos de Combate da BAE Systems. “Fomos selecionados com base em nossos anos de experiência no desenvolvimento de sistemas de obuseiros autopropulsados. Fogos de precisão de longo alcance é uma das principais prioridades do Exército e temos o prazer de ser um parceiro nos esforços para equipar os soldados com a mais recente tecnologia”.

O programa de desenvolvimento tem como objetivo fornecer ao campo de batalha maior alcance, enquanto mantém o peso encontrado nos sistemas atuais para minimizar os impactos no desempenho do chassi. Sob contratos separados, a BAE Systems também está desenvolvendo kits de orientação de precisão com capacidades anti-jammimg (Precision Guidance Kit – Anti-Jam – PGK-AJ), que podem operar no desafiador ambiente de fogos da ERCA/PCLA.

O PGK-AJ é compatível com munições de longo alcance existentes e novas, para múltiplas plataformas de fogo, incluindo o obuseiro autopropulsado M109.

A BAE Systems está atualmente produzindo a configuração para o Exército, em sua fase de produção inicial.

O trabalho de desenvolvimento do Obuseiro Autoporpulsado da ERCA/PCLA terá lugar nas instalações da BAE Systems em York, Pensilvânia; Sterling Heights, Michigan e Mineápolis, Minesota.

 

BAE Systems no Brasil

 

A BAE Systems atua no Brasil há mais de 50 anos com equipamentos em serviço nos domínios terrestre, marítimo e aéreo. Temos o compromisso de fornecer soluções de defesa por meio de parcerias locais e transferência de tecnologia. Por meio do fornecimento de artilharia a canhões navais, veículos blindados para sistemas de guerra eletrônica, os Navios Patrulha da Classe Amazônia e o Sistema de Gerenciamento de Combate Artisan 3D e DNS-2 no porta-helicóptero Atlântico (antigo HMS Ocean), a BAE Systems está comprometida com Brasil.

Nota DefesaNet

Com um foco renovado no conceito de Operações Tradicionais, após quase duas décadas na Guerra ao Terror, o US Army quer reequilibrar o poder da artilharia. A frustrante espera para o início da Operação Desert Storm, que só ocorreu após a destruição dos Scuds e dos Lançadores de ASTROS II das forças iraquianas. O ASTROS II estava fora do alcance da artilharia de tubo e dos foguetes americanos. (na época a maior munição era a SS-60, com alcance de 60 km).

Agora com sistemas como o ASTROS 2020 com munição de SS-80 e o russo SMERCH ambos com alcance na faixa dos 100 km há interesse de levar ao máximo o alcance da munição de tubo passando dos 40 km atuais.

Além de aumentar a precisão ara evitar o efeito colateral e poder ser usado em áreas urbanas.

Teste do US Army do conceito de artilharia de longo alcance. Observar o tubo de 58 calibres e 30 pés (9.1m), substituindo o de 38 calibres para dobrar o poder de fogo do alcance atual. 

Matérias sobre o obuseiro autopropulsado M109 no Exército Brasileiro

BAE Systems mostra o M109A5+

Brasil, 28 de Março de 2019 – O suporte que a BAE Systems da ao Exército Brasileiro será demonstrado durante a LAAD 2019, no Rio de Janeiro, em que o obuseiro autopropulsado M109A5+ será peça central …

LAAD 2019 – 29 MAR 2019


BAE Systems apresenta suas grandes armas na LAAD Brasil 2019

Brasil, 26 de março de 2019 – A BAE Systems apresenta suas grandes armas na edição de 2019 da LAAD Defence & Security, que acontecerá no Rio de Janeiro entre os dias 02 e 05 de abril. Em seu estande, ela …

LAAD 2019 – 26 MAR 2019


96 blindados chegam no Paraná para reforçar arsenal do Exército Brasileiro

Uma grande operação logística do Exército começou nesta quarta-feira (3/10), no Porto de Paranaguá. O navio Ocean Giant, de bandeira norte-americana, chegou com 96 blindados que vão aumentar o poder de fogo …

Aço – Leopard 1A5Br – 05 OUT 2018


 

Cmdo Art Ex – ARES maior exercício de planejamento e coordenação de fogos do Exército

Comunicação 3ª DE Fotos Maj Studart / Sd Henckes Santa Maria (RS) – No período de 14 a 17 de maio, a Guarnição de Santa Maria sediou o maior exercício de planejamento e …

Doutrina Militar – 17 MAI 2018


O Remuniciamento no GAC Blindado

Eduardo Caldeira de Faria Rodrigues – Cap Instrutor do CI Bld Carlos Alexandre Geovanini dos Santos – Ten Cel Comandante do CI Bld A Logística, um dos elementos do poder de combate da Força Terrestre, é …

Tank – 13 ABR 2018


Artilharia de Campanha Autopropulsada receberá incremento no poder de fogo com novos Obuseiros

No dia 8 de março, o Exército Brasileiro recebeu os primeiros quatro novos Obuseiros Autopropulsados M109 A5, que, gradualmente, irão substituir o material de artilharia similar atualmente em uso. As quatro viaturas foram …

Terrestre – 09 MAR 2018


Exército capacita militares para manutenção das novas Viaturas Blindadas M109 A5

  Fotos Pq R Mnt/5 – 5ªRM / EB No prosseguimento das atividades atinentes à modernização da Força, o Exército Brasileiro, por intermédio da 5ª Região Militar (5ª RM), …

Tank – 16 FEV 2018


Modernização da Artilharia com novo obuseiro M109 A5+ BR

O Exército Brasileiro está se preparando para receber novas unidades do obuseiro autopropulsado M109 A5 "Plus" BR, modelo atualizado da viatura de combate, com mais recursos tecnológicos que seu antecessor. O 5º …

Terrestre – 08 JUN 2017


A Artilharia continua sendo, atualmente, o grande e nobre fator na decisão do combate

1° Ten Art Ramon Gaspar Zimbicki da Silva  Instrutor C Art / AMAN A Artilharia é uma das Armas Combatentes do Exército Brasileiro, cuja missão é apoiar as unidades que compõem a Função de …

Terrestre – 11 JUN 2015

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter