Polícia do Exército adestra-se para missões de paz da ONU

Preparar as tropas do Exército Brasileiro disponibilizadas ao Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas (UNPCRS – United Nations Peacekeeping Capabilities Readiness System) foi o objetivo do Exercício no Terreno da Companhia de Polícia do Exército de Força de Paz à disposição do UNPCRS, ocorrido entre os dias 17 e 21 de julho.

Coordenado pelo 1º Batalhão de Polícia do Exército (1º BPE) e com o apoio do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), o Exercício permitiu que a Companhia de Polícia do Exército de Força de Paz praticasse ações semelhantes às que podem ocorrer em uma missão de paz.

As tarefas e os trabalhos de instrução desenvolvidos foram: uso proporcional da força, conforme as Regras de Engajamento; prevenção à exploração e ao abuso sexual; direitos humanos; suporte à mobilidade; proteção de civis; questões de gênero; controle e aconselhamento de deslocados e refugiados; operações de segurança e investigação; e resposta a distúrbios civis.

Esse é mais um exemplo do preparo da Força Terrestre para respaldar o Estado brasileiro ante compromissos e demandas de organismos internacionais, como a ONU.

UNPCRS

Os Estados-Membros da Organização das Nações Unidas (ONU) colocam à disposição, em local e momento oportunos, tropas e pessoal especializado para serem empregados em operações da paz sob a égide das Nações Unidas.

Assim, o UNPCRS (Sistema de Prontidão de Capacidades de Manutenção da Paz das Nações Unidas – United Nations Peacekeeping Capabilities Readiness System) tem o objetivo de estabelecer um processo dinâmico entre a ONU e os Estados-Membros, de modo a assegurar a prontidão adequada das tropas de força de paz disponibilizadas.

Fotos: CCOPAB / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter