Comitiva da ONU vistoria esquadrão de caça em Porto Velho (RO)

Ten Cynthia Fernandes

A comitiva da Organização das Nações Unidas (ONU) partiu, nesta terça-feira (25/05), de Manaus (AM) com destino à Ala 6, em Porto Velho (RO), para conhecer o Esquadrão Grifo (2º/3º GAV), da Força Aérea Brasileira (FAB). A unidade aérea emprega os caças A-29, um dos modelos oferecidos pelo Brasil para atuar em missões de paz.

A visita de assessoramento e aconselhamento faz parte de um protocolo da instituição para verificar as condições de aeronaves que podem ser empregadas em missões da ONU. Doze países da África que estão em situação de crise são cotados para receber apoio brasileiro em 2018, caso a inspeção da ONU seja aprovada.

Assim como o Grifo, a FAB hoje conta com mais três esquadrões aéreos operacionais que empregam o A-29 para missões de defesa aérea: Escorpião (1º/3º GAV), localizado em Boa Vista (RR); Flecha (3º/3º GAV), em Campo Grande (MS); e Joker (2º/5º GAV), em Natal (RN).

A capacidade tática e de armamento foi uma das vantagens do A-29 Super Tucano apresentadas pelo Tenente-Coronel Luiz Ângelo de Andrade, Comandante do Esquadrão Grifo. “Essas aeronaves poderiam alimentar as forças de paz com informações aumentando a consciência situacional”, disse. Segundo ele, outras nações como Mauritânia, Estados Unidos e Líbano já empregam a aeronave em missões da ONU.

Para participar dessas missões, os militares interessados precisam ser voluntários. A sargento Luise Maia é especialista em Eletrônica e garante que, mesmo ficando no Brasil, tem certeza que vai ajudar países amigos. “Não tenho dúvida de que os militares que vão para outros países, assim como aqueles que vão ficar aqui trabalhando diariamente, estão muito felizes por poder contribuir com essa missão”, declara.

Vistoria Cinco aeronaves, sendo dois C-105 Amazonas, dois A-29 Super Tucano e um H-60L Black Hawk foram apresentadas à ONU. A vistoria dessas aeronaves está sendo feita desde segunda-feira (24/04). A última aeronave a ser inspecionada é o H-60L Black Hawk, do Esquadrão Harpia (7º/8º GAV), nesta quarta-feira (26/04) na Ala 8, em Manaus.

Artigos relacionados:

ONU vistoria aeronaves da FAB para emprego em missões de paz [Link]

Versatilidade do C-105 Amazonas é um dos atrativos para a equipe da ONU [Link]

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter