Geopolítica Aeroespacial é uma obra inovadora na literatura acadêmica brasileira. Do ponto de vista geográfico, aponta para a integração do ambiente aeroespacial em um continuum, revelando uma dimensão espacial que conjuga o Espaço Aéreo e o Espaço Exterior em uma integrada categoria de análise.
O livro trata de um novo campo da Geopolítica, com contribuições para a Geografia, as Relações Internacionais, os Estudos Estratégicos e para o Poder Aeroespacial. Analisa variáveis geográficas, políticas, econômicas, tecnológicas e ideológicas presentes nos fenômenos geopolíticos do ambiente aeroespacial.
Do ponto de vista dos estudos estratégicos, alerta para a relevância geopolítica dessa dimensão, identificando fatores políticos, econômicos, tecnológicos e ideológicos, que justificam considerar esse espaço geográfico como um dos aspectos que merecem atenção nas análises geopolíticas atuais. Além disso, a obra aponta caminhos para as políticas públicas brasileiras no campo do Poder Aeroespacial.
A obra define ambiente aeroespacial como o espaço geográfico formado pela conjugação entre espaço aéreo e espaço exterior. Analisa a relevância geopolítica desse ambiente aeroespacial, a ponto de formular o conceito de Geopolítica Aeroespacial. Contextualiza geopoliticamente o ambiente aeroespacial por meio da coleta de evidências nos campos da epistemologia da geografia, e de variáveis políticas, econômicas, tecnológicas e ideológicas. Nesse particular, constata que há uma interdependência dessas variáveis no ambiente aeroespacial.
A compreensão integrada desse ambiente permite, inclusive, o reforço da ideia de uma teoria de poder aeroespacial. Essa teoria, que surge nos primórdios da aviação, evolui na era espacial, proporcionando fenômenos que têm se tornado decisivos para a humanidade. A obra demonstra, na geopolítica aeroespacial, configurações nas relações de poder, a definição de territórios, a criação de arcabouços jurídicos, os reclamos de soberania e os contenciosos que extrapolam as abordagens clássicas da geopolítica voltadas à superfície.
A obra elabora cenários prospectivos para a geopolítica aeroespacial no Brasil, sob os pontos de vista realista, idealista e uma conjunção de ambos, que indicam alternativas para políticas públicas do setor aeroespacial. A demanda por uma Geopolítica Aeroespacial consiste em novo campo investigativo da geografia humana, das relações internacionais, dos estudos estratégicos e dos estudos de defesa.
A obra Geopolítica Aeroespacial está disponível no site da Editora Dialética, na Amazon ou no Google Books.
Resumo da Biografia Carlos Eduardo Valle Rosa é Doutor em Geografia, na área de Geopolítica. É Coronel da Reserva da Força Aérea Brasileira. Atua como professor no Programa de Pós-Graduação em Ciências Aeroespaciais da Universidade da Força Aérea, nas áreas de Teoria do Poder Aeroespacial e Geopolítica Aeroespacial. Além da obra “Geopolítica Aeroespacial: conhecimento geográfico e abordagem estratégica” é autor do livro “Poder Aéreo: guia de estudos”.