Operação Ajuricaba atua contra crimes ambientais na região do Parque Nacional Mapinguari, sul do Amazonas

No período de 7 a 10 de agosto de 2019, o 54º Batalhão de Infantaria de Selva (54º BIS), Batalhão Cacique Ajuricaba, desencadeou mais um evento da Operação Ajuricaba VI.

A finalidade foi atuar contra crimes ambientais na região do Parque Nacional Mapinguari, localizado ao sul do Estado do Amazonas, próximo à divisa com Rondônia e Acre.

Dentre as ações realizadas nessa nova fase da Operação, destacam-se: infiltração aeromóvel conduzida pela Aviação do Exército (AvEx), postos de bloqueio e controle de estradas nas principais vias de acesso, vasculhamento no interior do Parque Nacional Mapinguari e ação cívico-social (ACISO) no distrito de Abunã, munícipio de Porto Velho, Rondônia.

Além da participação da AvEx, as ações tiveram o apoio de agentes da Polícia Federal, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e da Agência Brasileira de Inteligência. Ao todo, mais de 30 veículos foram revistados, dentre carros, motos e caminhões.

Os seguintes materiais foram apreendidos: quatro caminhões, dois tratores, uma prancha, cinco motocicletas, um aparelho celular, um GPS e um revólver calibre 38. Houve, ainda, a autuação de uma madeireira em decorrência de fraudes ambientais e a detenção de oito pessoas.

O valor das apreensões, somado à autuação, chega a R$ 5.300.000,00. Os detidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Civil de Porto Velho, e os equipamentos levados para o pátio do ICMBio.

Paralelo à vertente operacional, o 54º BIS realizou uma ACISO no Distrito de Abunã, que proveu atendimentos médicos e odontológicos á população, além de exames laboratoriais e aplicações de vacinas. Ainda foram distribuídos medicamentos e realizadas atividades socioculturais com os presentes. As atividades mostram que seu Exército sugue atuando diuturnamente.

Fotos: 17ª Bda Inf Sl

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter