COBERTURA ESPECIAL - TOA - Terrestre

28 de Junho, 2019 - 10:55 ( Brasília )

Operação Ajuricaba na Terra Indígena Karipuna e em União Bandeirantes leva a apreensões de produtos ilegais


No período de 17 a 21 de junho de 2019, o 54º Batalhão de Infantaria de Selva (54º BIS) participou da Operação Ajuricaba V em Rondônia, mais precisamente na porção Norte da Terra Indígena (TI) Karipuna e no distrito de União Bandeirantes.

As ações tiveram apoio da Polícia Federal, da Força Nacional, da Polícia Militar Ambiental e de agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA).

Além da fiscalização das madeireiras de União Bandeirantes, foram realizados, também, o isolamento e o vasculhamento da TI Karipuna, ação de maior vulto tanto em termos de pessoal, quanto em meios empregados e resultados alcançados.



Ao todo foram revistados mais de 140 veículos e 16 pedestres. Além disso, uma pessoa foi detida e os seguintes materiais apreendidos: veículos como tratores, caminhões, automóvel e motocicleta; 123 máquinas diversas, dentre motores elétricos, serra circular, motosserras e amolador de serra (além de outros maquinários de serraria); 30 m³ de madeira; bem como espingarda e munições.

O detido e todo o material apreendido foram conduzidos pela Polícia Federal para a Superintendência em Porto Velho, Rondônia. O 54º BIS realizou, ainda, uma ação cívico-social (ACISO) no Posto de Saúde de União Bandeirantes, que proporcionou à população local cerca de 140 atendimentos médicos e 47 odontológicos, além de palestras educativas sobre saúde bucal e distribuição de material de divulgação institucional. Esteve presente um público estimado de 200 pessoas.

A banda de música do Batalhão apresentou-se durante a ACISO e no ginásio da Escola Estadual César Freiras Cassol, levando um momento de civismo e de patriotismo à comunidade, em especial, aos estudantes.



Fotos: 17ª Bda Inf Sl/ EB


VEJA MAIS