COBERTURA ESPECIAL - TOA - Defesa

27 de Outubro, 2011 - 14:07 ( Brasília )

Helicóptero H-36 Caracal realiza primeira missão na FAB


Em uma operação conjunta com o Exército e a Polícia Federal, o Esquadrão Falcão (1°/8° GAv), sediado em Belém (PA), empregou pela primeira vez o helicóptero H-36 Caracal (EC-725). A missão tinha o objetivo de resgatar sete pessoas na tribo Kayabi, próximo a cidade de Jacareacanga, no Pará. O grupo ficou refém dos indígenas, que protestavam contra a construção de uma usina hidrelétrica, em fase de licenciamento ambiental, e contra a demora na demarcação a área da reserva.

Após a acordo com a comissão de negociação da Secretaria Geral da Presidência da República, os reféns foram liberados e transportados, no dia 21 de outubro, para Altamira (PA). De lá, seguiram para Brasília, em uma aeronave C-105 Casa do Esquadrão Onça, (1°/15° GAv).

Caracal

O H-36 Caracal é um helicóptero biturbina de porte médio de 11 toneladas com capacidade para até 29 combatentes equipados. Concebido em um consórcio composto pela empresa brasileira de helicópteros Helibras e pela européia Eurocopter, o H-36 desempenha múltiplas missões, como busca e resgate, transporte tático de longa distância, transporte aeromédico, apoio logístico e missões navais.