Operação Escudo – Exército atuam contra crimes ambientais

No período de 31 de maio a 3 de junho de 2019, o Comando de Fronteira Rondônia e 6º Batalhão de Infantaria de Selva (CFRO/6º BIS), “Batalhão Forte Príncipe da Beira”, desencadeou mais uma Operação Escudo, com a finalidade de atuar contra crimes ambientais e ilícitos transfronteiriços, tais como narcotráfico e tráfico de armas e munições.

As ações ficaram a cargo do 1º Pelotão Especial de Fronteira (1º PEF), no município de São Francisco do Guaporé. A região passa por forte degradação ambiental, com movimento intenso de pessoas, inclusive utilizando olheiros e rádios de comunicação.

Os militares do Pelotão realizaram uma infiltração a pé na região da Serra dos Reis. Durante as ações de cerco, disparos de advertência foram efetuados, a fim de evitar a fuga dos elementos que se encontravam serrando as árvores.

Ao ser dada voz de prisão, cerca de 20 pessoas fugiram adentrando a selva. Após as buscas, quatro delas foram detidas e os seguintes materiais apreendidos: duas motosserras; dois caminhões com madeira Itaúba; seis motocicletas; munições de caça; gasolina; e óleo queimado.

Os detidos e o material apreendido foram encaminhados às Delegacias de Polícia Civil de São Francisco do Guaporé e Costa Marques, em Rondônia. O acampamento ilegal foi destruído.

Fotos: 17ª Bda Inf Sl- EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter