Navio leva assistência médica a comunidades isoladas da Amazônia

Lane Barreto

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Doutor Montenegro deu início ao programa de atendimento de saúde às populações ribeirinhas e indígenas nos estados do Amazonas e do Acre. Após partir do Cais da Estação Naval do Rio Negro, na capital amazonense, o navio percorre o Rio Juruá e atende as comunidades dos municípios de Juruá, Itamaraty, Carauari, Eirunepé, Ipixuna, Guajará, no Amazonas, e de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter, Marechal Thaumaturgo, Mâncio Lima, no Acre.

Realizada até 30 de abril, a 19º edição da Operação Acre oferece consultas médicas e odontológicas, exames clínicos e laboratoriais, cirurgias de pequeno porte e acompanhamento pré-natal. Além de exames de mamografia e raio-X, palestras educativas e distribuição de medicamentos às comunidades carentes.

A expectativa é beneficiar de 15 a 20 mil pessoas com os serviços prestados.

“A Marinha aproveita esse período para levar à população ribeirinha do médio e do alto Juruá atenção básica de saúde. Se não fossemos nós a prestar esses atendimentos, os beneficiados teriam que se deslocar por enormes distâncias em busca de serviços médicos”, esclarece o comandante da Flotilha do Amazonas, capitão de mar e guerra Carlos Alberto Passos.

Com equipe formada por 28 profissionais de saúde, o interior do navio é dividido em consultórios médicos e odontológicos, laboratórios, entre outros.

O comandante Passos ressalta que “é importante que os pacientes levem documento de identificação e registro do que foi realizado em atendimentos anteriores”. Mas ele assegura que quem não possuir essa documentação também será atendida.

Estão envolvidos na ação, incluindo a fase inicial de planejamento e a atuação dos profissionais de saúde, 170 militares. Há mais de 20 anos, navios da Marinha percorrem longas distâncias para levar cidadania a quem mora em regiões isoladas da Amazônia.

com informações do 9º Distrito Naval

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter