Logística do EB executa ressuprimento na Região Norte, integrando níveis estratégico, operacional e tático

A Base de Apoio Logístico do Exército (Ba Ap Log Ex), por meio do Estabelecimento Central de Transportes (ECT) e demais OMDS, iniciou no dia 27 de setembro de 2018, a execução da missão de transporte de suprimento de diversas classes para as 4ª RM, 11ª RM e 8ª RM (EIXO NORTE).

As atividades de transporte do EIXO NORTE foram planejadas e coordenadas nos três níveis da logística: no nível estratégico, pelo Comando Logístico (COLOG), por meio do seu Centro de Operações de Logística (COpLog); no nível operacional, pela Base de Apoio Logístico do Exército (Ba Ap Log Ex), por meio da Divisão de Transporte; e no nível tático, pelo Estabelecimento Central de Transportes (ECT), por meio do Centro de Operações de Transporte (COT).

A integração desses elos logísticos é fundamental para a formação do módulo de transporte (comboio) otimizado, que tem por objetivo executar o transporte de suprimentos de todas as classes para as regiões sudeste, centro-oeste e norte do nosso Brasil de maneira eficiente, eficaz e efetiva, bem como mitigar os riscos logísticos inerentes à atividade logística em pauta.

Esta missão conta com o apoio, de alojamento e de alimentação, de algumas OM, como o 4º D Sup, o 4º GAAAe, , o 11º D Sup, , o 23º B Log Sl e o 8º D Sup, além de órgãos civis e forças auxiliares, como o DNIT, o 3º BPM, o 8º BPM, o 2º BPM, do 6º CIPM.

Tal suporte, fortalece o moral da tropa e o espírito de camaradagem dos militares, contribuindo com a coesão do Exército Brasileiro e a integração das Forças armadas com a sociedade.

Fotos: Sd Max, Sd Nascimento

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter