Em Manaus, 44 alunos, sendo 14 mulheres, concluem Curso de Formação da Escola de Instrução Militar

Foi realizada, no dia 8 de agosto, a formatura de encerramento do Curso de Formação de Reservistas da Escola de Instrução Militar 2018 (EsIM 12/001), no 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel (1º BIS Amv).

A solenidade foi presidida pelo General de Divisão Carlos Alberto Mansur, Comandante da 12ª Região Militar (12ª RM), e contou com a presença do Comandante do 1º BIS Amv, Coronel Marcos André Benzecry; do Coronel PTTC Valberto Martins Evangelista; do Diretor do Colégio La Salle, Sr Flávio Azevedo; e de familiares dos alunos concludentes.

Após terem recebido uma formação militar básica, num período de cerca de cinco meses, os 44 alunos realizaram o compromisso à Bandeira e receberam o Certificado de Reservista de 2ª Categoria. Além das instruções e práticas de chefia e liderança, o curso da EsIM 12/001 possibilitou aos alunos, também, a prática e a difusão de valores como o civismo, a cidadania e o patriotismo.

 
 

Essa turma traz como novidade a participação de 14 mulheres. A inserção do segmento feminino nesse tipo de formação combatente básica, com foco para a defesa territorial, é experimental e visa ser difundida às outras regiões do País.

A ação ocorre conforme previsto em acordo firmado entre o Comando da 12ª RM e o Centro Educacional La Salle, e conta sempre com o consentimento dos respectivos responsáveis, de maneira que os jovens possam cumprir sua obrigação constitucional sem abdicar da necessária dedicação aos estudos.

As EsIM

As Escolas de Instrução Militar são órgãos de formação de reservistas que possibilitam a prestação do serviço militar por alunos de instituições educaionais de Ensino Médio” e Superior, voluntários, conciliando a prestação do serviço militar com o estudo formal.

Ao término do ano de instrução, os formandos recebem o Certificado de Reservista de 2ª Categoria e a Certidão de Tempo de Serviço Militar.

 
 

Fonte:12ª RM

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter