COBERTURA ESPECIAL - TOA - Aviação

05 de Dezembro, 2017 - 10:30 ( Brasília )

Grupo de Segurança e Defesa forma condutores de cães de guerra no Amazonas

Eles vão atuar em diferentes atividades, como faro em aeronaves e operações de varredura em presídios

Ten Lorena Molter / Ten João Elias


O Grupo de Segurança e Defesa da Ala 8 (GSD-MN), sediado em Manaus (AM), formou sete novos condutores de cães de guerra. A cerimônia militar de encerramento do curso ocorreu no dia 27 de novembro, nas instalações da própria Unidade. O estágio teve início em seis de novembro, sendo voltado para o Soldado Policial da Aeronáutica.

Durante a formação, os alunos receberam instruções dos mais variados temas, como faro de entorpecentes e de explosivos, guarda e proteção, substâncias entorpecentes e explosivas, noções de medicina veterinária, entre outros.

De acordo com a chefe do Pelotão de Cães de Guerra, Tenente Veterinária Raquel Tomé, o condutor é fundamental nas operações envolvendo os cachorros. “Somente ele é capaz de realizar a missão, pois se trata de um soldado especializado, técnica e fisicamente preparado para atuar no binômio condutor-cão. Ele é capaz de entender o trabalho do cão, como nas diversas missões de faro, em que ele é o responsável por diagnosticar o local suspeito por meio do comportamento demonstrado pelo canino”, explicou.

Os novos condutores de cães estão preparados para atuar em diferentes atividades, como faro em aeronaves, bem como em bagagens de passageiros e de tripulantes, faro em alojamentos, operações de varredura em presídios de todo o território nacional e de controle de distúrbios.

“O Pelotão de Cães de Guerra do GSD-MN possui cachorros preparados para atuar na busca e na detecção de substâncias entorpecentes e explosivas, assim como na guarda e na proteção”, completou a Tenente Raquel Tomé. Para o cumprimento do estágio, a Organização contou com o apoio de outras instituições, como a Polícia Militar do Amazonas, a Polícia Federal, o Exército Brasileiro e o Centro Universitário do Norte (Uninorte).



Outras coberturas especiais


Especial Espaço

Especial Espaço

Última atualização 11 DEZ, 12:00

MAIS LIDAS

TOA