Exercício Multinacional Sul-Americano: Progresso e desenvolvimento sustentável na Pan-Amazônia

Foi encerrado, na quinta-feira passada, 28 de setembro, em Manaus (AM), o Simpósio Internacional de Logística Humanitária (SILOGEM).

A atividade, promovida pelo Comando Logístico do Exército, foi realizada paralelamente a uma exposição de material de emprego militar de uso dual, com estandes das Forças Armadas, de empresas brasileiras, e do exterior. Foi um importante evento preparatório para o AMAZONLOG17, Exercício Multinacional Interagências de Logística Humanitária, que ocorrerá entre 6 e 13 de novembro, em Tabatinga (AM), na tríplice fronteira entre Brasil, Colômbia e Peru.

O simpósio foi realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques, em Manaus (AM), com a apresentação de palestrantes dos países diretamente envolvidos no AMAZONLOG17. O Comandante da V Divisão de Exército do Peru, General de Divisão Jorge Orlando Céliz Kuong, abordou o apoio a civis afetados pelo narcotráfico e pelo terrorismo e comentou que o futuro Exercício “é uma oportunidade para as autoridades, as Forças Armadas e as agências coordenarem esforços para combaterem os riscos e ameaças comuns aos países na faixa de fronteira”.

O Oficial de Ação Integral do Exército da Colômbia, General de Brigada Alberto Sepúlveda Riano, tratou a respeito da experiência de seu país no atendimento a civis deslocados. “É um problema de décadas, que nosso Governo, com atuação efetiva de nossas Forças Armadas, tem enfrentado, com resultados muito positivos”, salientou.

Representantes de agências governamentais também realizaram exposições durante o simpósio. Segundo o Coordenador Geral de Fiscalização Ambiental do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis, Renê Oliveira, “esse simpósio foi importante para abordar os reflexos dos ilícitos transnacionais sobre o meio ambiente e as populações que vivem nas áreas ribeirinhas”.

Para ele, em novembro, durante o Exercício em Tabatinga, todos voltarão a trabalhar juntos, utilizando as capacidades de cada instituição envolvida em busca de objetivos comuns.

O encerramento do SILOGEM foi procedido pelo Comandante Logístico, General de Exército Guilherme Cals Theophilo Gaspar de Oliveira. Ele comentou sobre a relevância dos temas abordados durante a atividade em Manaus e sobre o exercício em Tabatinga, ressaltando que ambos buscam “o progresso com o desenvolvimento sustentável da Pan-Amazônia e das populações que vivem nessa área tão carente de maior atenção”.


 

Fotos: Agência Verde-Oliva / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter