Operação Curare VIII tem foco em armas e drogas ilícitas

No dia 22 de junho de 2017, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) deflagrou a Operação Curare VIII em todo o Estado de Roraima. A atividade transcorre em conjunto com os órgãos das esferas federal e estadual e tem a finalidade de intensificar a presença do Estado Brasileiro junto à faixa de fronteira e reforçar junto à população regional, o sentimento de nacionalismo. O objetivo é contribuir no combate aos delitos transfronteiriços e ambientais.

As tropas da 1ª Bda Inf Sl estão distribuídas nas rodovias e vicinais do Estado de Roraima, realizando postos de bloqueio e controle de estradas (PBCE) em busca de ilícitos transfronteiriços e com foco em armas e drogas. Os militares estão atuando, também, na Terra Indígena Yanomami, combatendo o garimpo ilegal e a presença de estrangeiros, e na Terra Indígena Raposa Serra do Sol, com patrulhamento na faixa de fronteira e nos rios do Estado, em busca de ilícitos que possam transitar por via fluvial.

Além das ações repressivas, a Operação Curare VIII também está realizando ação cívico-social (ACISO) nas Comunidades Indígenas localizadas na faixa de fronteira roraimense, levando atendimento médico e odontológico à população brasileira indígena.

As ações cumprem o dever previsto na Constituição Federal e são amparadas pelas Leis Complementares 97/1999, 117/2004 e 136/2010.

A Curare VIII tem o apoio das seguintes instituições: Ministério Público Federal; Agência Brasileira de Inteligência; Agência Nacional de Aviação (ANAC); Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Renováveis (IBAMA); Fundação Nacional do Índio (FUNAI); Receita Federal do Brasil; Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento; Ministério Público Estadual; Polícias Federal, Rodoviária Federal e Militar do Estado; Serviço Social da Indústria (SESI); Serviço Social do Comércio (SESC); e Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (SENAC).

Fotos: 1ª Bda Inf Sl / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter