Ministro da Defesa, Raul Jungmann, visita a Guarnição de Tabatinga

O Ministro da Defesa, Raul Jungmann, no dia 18 de janeiro, visitou o município de Tabatinga (AM), que se encontra a 1.108 km de Manaus, onde conheceu as atividades executadas em diversas organizações militares da Guarnição.

Uma das visitas do Ministro foi ao 3º Pelotão de Fronteira (3º PEF), localizado na Vila Bittencourt, município de Juruá (AM), que, além de fazer divisa com Tabatinga, também faz fronteira com a cidade colombiana de La Pedrera. Durante sua estada no PEF, Raul Jungmann conheceu a rotina dos 360 militares e civis que vivem no destacamento do Exército. Houve demonstração de fiscalização em um posto fluvial no Rio Japurá e simulação de situações de risco envolvendo criminosos que atuam na fronteira do Brasil com a Colômbia. Um grupamento da 3ª Companhia de Forças Especias entrou em ação, com a ajuda de um helicóptero.

No fim da tarde, o Ministro retornou para Tabatinga, onde visitou as instalações do Hospital de Guarnição do município, que presta assistência de saúde a toda a região do Alto Solimões.

Após essa visita ao interior do Amazonas, Raul Jungmann seguiu para Dourados, no Mato Grosso do Sul, para conhecer o Sistema Integrado de Monitoramento de Fronteiras. (SISFRON).

Cmdo Fron AC/ 4º BIS em operação de reconhecimento da faixa de fronteira

Nos dias 26 e 27 de janeiro, o Comando de Fronteira Acre / 4º Batalhão de Infantaria de Selva (Cmdo Fron AC/ 4º BIS) realizou um reconhecimento na região de fronteira, estabelecendo postos de bloqueio e controle de estradas (PBCE) nas rodovias BR-317 e AC-40, além de postos de bloqueios e controle fluvial (PBCFlu) no Rio Purus. O objetivo da atividade é combater o tráfico de drogas, armas e crimes ambientais, além de outros ilícitos, na área de responsabilidade do Batalhão.

61º BIS desencadeia Operação Relâmpago

O 61º Batalhão de Infantaria de Selva (61º BIS) iniciou, no dia 24 de janeiro, a Operação Relâmpago, com a intensificação de ações na faixa de fronteira, visando à prevenção e repressão aos ilícitos transfronteiriços e ambientais.

O Batalhão vem executando ações de patrulhamento terrestre e fluvial, o controle de estradas e rios, além de revistas de viaturas, pessoas, aeronaves e embarcações, estas últimas com o apoio da Agência Fluvial de Cruzeiro do Sul, da Marinha do Brasil. As operações estão sendo desenvolvidas nos municípios de Cruzeiro do Sul, Mâncio Lima, Rodrigues Alves e Marechal Thaumaturgo, no Estado do Acre.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter