Alunos do curso SAR 2014 iniciam instrução na selva

Vinte e seis alunos iniciaram nesta quarta-feira (08/10), no Campo de Provas Brigadeiro Velloso, na serra do Cachimbo, no sul do Pará, mais uma etapa do Curso SAR 2014, direcionado ao preparo de militares para atuar em missões de busca e salvamento.

Durante três semanas, os alunos terão instrução sobre obtenção de água e fogo, ofidismo, resgate em combate, orientação terrestre e participam, ainda, de um exercício de sobrevivência. “Essa fase visa prepará-los para operações de busca, resgate e salvamento em ambiente de selva”, explica o Tenente-Médico Felipe Domingues Lessa, um dos instrutores do curso.

No exercício de sobrevivência, os militares, divididos em grupos, ficarão entre seis e oito dias na mata munidos apenas com um facão, sal e kits básicos de pesca e primeiros socorros. “Eles terão de montar uma área de sobrevivência somente com os meios que a natureza local fornecerá, inclusive a alimentação”, ressalta o Tenente Lessa. 

A etapa de selva é a última do Curso Sar 2014, iniciado em agosto. Nesses praticamente três meses, houve também instruções em ambientes de montanha e mar, além de instruções de socorro pré-hospitalar com uso de óculos de visão noturna. “Esta fase é muito árdua, pois os alunos já estão bastante desgastados. Ao mesmo tempo é de grande motivação, pois eles estão próximos de concretizar os seus objetivos”, analisa o instrutor.

A formatura está prevista para o dia 31 de outubro na Base Aérea de Campo Grande (MS), onde está sediado o Esquadrão Aeroterrestre de Salvamento (EAS), responsável pelo Curso Sar 2014.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter