Al Qaeda lança o VBIED


Nota DefesaNet – Por questões editoriais não publicamos descrições ou etapas de planejamento, que possam ser usados em ataques teroristas ou criminais.
Pela relevância publicamos um extrato de dois artigos da última edição da Revista Inspire, edição 12. A revista é editada pela Al -Qaeda na Península Arábica (AQAP).

Não indicamos a busca na web pois são altamente monitoradas pelos órgãos de inteligência em todo o mundo, e continuamente atacados os locais, que a colocam para download. Além de várias cópias estarem corrompidas.
 
O editor
 
 
Em 17 de marco de 2014 , a Al -Qaeda na Península Arábica (al-Qaeda in the Arabian Peninsula – AQAP ), divulgou a 12 ª edição de sua revista Inspire e forneceu detalhadas orientações  para ataques com carros-bomba nos EUA , Reino Unido, França e outros países denominado de “cruzados” . A revista de 72 páginas foi lançada com  edições em inglês e árabe . É produzida pela AQAP al- Malahim . A edição 12 é datada da Primavera de 2014.

Esta edição contém dois artigos de " AQ Chef" sobre como construir carros-bomba [Vehicular-Borne Improvised Explosive Devices-VBIED], utilizando cilindros de gás, que são eficazes contra as grandes aglomerações de pessoas ao invés de estruturas. O título do artigo é intitulado " Carros-Bomba dentro da América " .

Ele escreve: "o objetivo da Revista Inspire é capacitar jovens muçulmanos ... Nesta seção, nós damos-lhe a força, potência e inteligência. Acredite-me, usando carros-bombas você tem tudo o que deseja … Esta receita lhe dá a capacidade de fazer um carro-bomba, mesmo em países com segurança e vigilância máxima. Pela seguinte razão: . matérias-primas facilmente disponíveis e não levantam suspeitas. Este tipo de carro-bomba não é usado geralmente para destruir prédios, mas é muito eficaz em matar os indivíduos. A grande vantagem deste método é que você pode preparar um carro-bomba em poucas horas e com a disponibilidade das matérias-primas . Então, menos uma preocupação  com sua segurança pessoal. "

O segundo artigo intitulado "Carro – Bomba : Dados de Campo" fornece orientação e direcionamento específico para ataques com carros-bomba usando o  projeto previamente explicado ou conselhos  operacionais. Ele aconselha os atacantes : " Disfarçar-se durante a operação, aparemtar gordura (vestir várias roupas sobrepostas), altere a sua aparência , ser um " clone " , use qualquer máscara (acredite constrangimento é a última coisa que você vai pensar, usar um mascarar adequada para o festival, “barbas brancas”,  em 25 de Dezembro. Aa parte mais importante é se esconder seus olhos e ao redor " .
Os grupos terroristas não selecionar alvos com base nas  medidas de segurança do alvo, o envolvimento político ou  o real significado . Eles selecionam alvos com base nas suas percepções e das pessoas e outros fatores. As percepções podem não ter nada a ver com a realidade , seja in loco ou uma mistura dos dois.

A orientação que aparece nesta edição da Inspire fornece insights sobre a conscientização e as preferências de alvo da AQAP . Isto é aplicável às operações  conduzidas diretamente pela AQAP ou o núcleo da Al- Qaeda. Ele também fornece a cartilha que os atores caseiros , que provavelmente nunca tiveram contato  direto com a AQAP , será influenciado por ele . É por esta razão a orientação abaixo da AQAP devem ser levadas a sério e tidas em planejamento de segurança para ambos os ataques de baixo e de alto nível.

É interessante notar que, no Iêmen, a  AQAP reforçou significativamente o seu uso de VBIEDs, em 2013 foram realizados oito ataques de janeiro 2013 a 17 de marco, 2014 com 75% dos ataques ocorridos nos últimos oito meses. Um total de 138 pessoas foram mortas e 203 feridas nos ataques. Em média, o grupo matou 17 pessoas por ataque e feriu 25. Setenta e cinco por cento dos ataques também envolvem um ataque coordenado por homens armados . Um ataque envolveu dois VBIEDs . O ataque mais mortífero foi, em 05 de dezembro de 2013, ataque ao QG Ministério da Defesa,  em Sanaa . Um total de 52 pessoas foram mortas e 167 feridas.

A trama significativa pelo núcleo da Al -Qaeda ou AQAP, provavelmente envolveriam vários VBIEDs e um ataque coordenado por homens armados.
 
Os pontos de listados abaixo capturam a orientação  da AQAP para o uso de VBIEDs projetados para matar as pessoas ao invés de atacar estruturas.

Alvos Principais para carros-bomba usando o projeto do AQ Chef:

– Grandes multidões de pessoas não protegidas por uma estrutura forte , ênfase nas pessoas se aglomeraram ao redor entradas e saídas ou eventos ao ar livre

Classes Gerais de alvos:

• Eventos desportivos;
• eventos eleitorais;
• Festivais, e
• grandes encontros.

Datas para os Ataques:

– Fins de semana e períodos de pico para restaurantes / bares;
– Durante as eleições presidenciais e para o Congresso, e,
– Durante o Natal e Ano Novo

Países:

-Estados Unidos
– Reino Unido
– França
– Outros países cruzados (países cristãos).


Segue uma lista de alvos específicos para várias cidades, que não publicamos.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter