Operação SACI 2012

No período de 27 Out a 8 Nov, a Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt) realizou a Operação SACI 2012, na região de Itaguaí e Seropédica (RJ).

O exercício, totalmente ambientado num quadro de Guerra Não-linear e Assimétrica, iniciou-se com a infiltração, por salto livre operacional, de um Destacamento de Operações de Forças Especiais da Brigada de Operações Especiais, que estabeleceu uma Área Operacional de Guerra Irregular (AOGI) em apoio à Operação de Resgate e Evacuação de não combatentes conduzida pela Brigada. Três Equipes de Precursores infiltraram-se em zonas de lançamento distintas para operar a Zona Lançamento do escalão de assalto da Bda Inf Pqdt e a Zona de Pouso de Helicóptero da Força Tarefa Aeromóvel, constituída por uma Companhia de Fuzileiros do 5° Batalhão de Infantaria Leve, além de uma Aeronave HM-3 Cougar, do Comando de Aviação do Exército.

Foi realizado, pela primeira vez, o lançamento de uma Viatura M-Gator, entre outras cargas pesadas.

Destaca-se, ainda, a participação do Centro de Avaliação e Adestramento do Exército, que contribuiu para o melhor adestramento da tropa em ações de combate contra Força Irregular, e a presença de oficiais paraquedistas do Canadá.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter