Exército promoveu Workshop de Simulação e Tecnologia Militar

No período entre 6 a 8 de novembro, o Comando de Operações Terrestres (COTER) realizou Workshop de Simulação e Tecnologia Militar.

O evento reuniu palestrantes e empresas, nacionais e estrangeiras, cujos objetivos foram aproximar civis e militares que trabalham com o desenvolvimento de simuladores, apresentar novidades no apoio à Segurança Nacional e alinhar-se às Diretrizes da Estratégia Nacional de Defesa, no que se refere ao vínculo entre os aspectos tecnológicos e operacionais  e à capacitação da indústria nacional de material de defesa para que conquiste autonomia em tecnologias indispensáveis à defesa.

Durante o Worshop, foi apresentado um panorama global das atividades de pesquisa, ciência e equipamentos, proporcionando um contato maior com as novas tecnologias militares.

A feira de tecnologia, montada no Quartel-General do Exército, permitiu aos participantes utilizar diversos simuladores: de tiro com armamentos reais, utilizados pelo Exército; de VANT (Veículo Aéreo Não Tripulado); de viatura em 3D com tela de imersão, que proporciona a sensação de se estar no interior do ambiente; de treinamento de aeronaves, tanto de helicópteros como de aviões; de combate individual; de Comando e Controle; e de carros de combate, como os utilizados pela Força Terrestre no Centro de Instrução de Blindados. A novidade foi a simulação em operações conjuntas, que podem ser terrestres, aéreas e navais, integrando taticamente todos os componentes que participam de um conflito.

A maquete das instalações onde funcionará o Simulador de Apoio de Fogo (SAFO), que será construído pelo Exército em Santa Maria (RS), esteve à disposição dos visitantes. Esse equipamento simulará o emprego de todas as armas de fogo do Exército Brasileiro, incluindo apoio adicional de fogos aéreos e navais, aumentando a eficiência operacional e diminuindo custos, riscos e impactos ambientais.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter