AGRALE – Comemora 50 Anos e Pronta para outros 50

Caxias do Sul (RS) – No ano em que comemora o seu cinquentenário, a AGRALE inicia um novo ciclo de crescimento, lançamento de novos produtos e inovação. Em 2012, apesar da retração dos mercados de caminhões e chassis para ônibus em razão da introdução da legislação Proconve P7 (EURO 5), a empresa prevê crescer e superar o faturamento de R$ 1 bilhão.
 
Para isso, a AGRALE tem realizado investimentos contínuos no desenvolvimento de novos produtos e tecnologias sustentáveis que atendam as necessidades das aplicações de seus clientes e, ao mesmo tempo, favoreçam a redução de emissões e o consumo de combustíveis e, como consequência, a preservação ambiental. Alguns exemplos recentes são a nova linha de caminhões, premiada nacional e internacionalmente pelo seu design e funcionalidade; o pioneirismo no desenvolvimento de veículos com combustíveis alternativos e de fontes renováveis, como o AGRALE Marruá elétrico e o ônibus híbrido diesel-elétrico Hybridus, e ainda, a tecnologia de tração 4×4 para mini e micro-ônibus.
 
Alguns desses recentes desenvolvimentos já estão em aplicação, como a tecnologia de tração 4×4, fornecida para os veículos Volare, sobretudo do programa Caminho da Escola, focado no transporte de estudantes da zona rural do País. Outros projetos estão em fase final de testes, como o Agrale Marruá elétrico, desenvolvido em parceria com a Itaipu binacional e a Stola.

Pioneirismo e tecnologia focada no cliente


A AGRALE iniciou suas atividades em 1962, com a fabricação de microtratores de duas rodas, ainda com a denominação de Indústria Gaúcha de Implementos Agrícolas S.A. – AGRISA. Rapidamente, transformou-se em exemplo de sucesso em um dos mais competitivos segmentos do mundo, com a imagem consolidada de pioneirismo, inovação, forte atuação em nichos de mercado e sólidas parcerias.
 
Esse sucesso pode ser medido pela liderança nacional no segmento de chassis leves, há 14 anos consecutivos, e na produção de tratores para a agricultura familiar e de pequeno porte, há mais de 45 anos. A história da AGRALE está fortemente ligada à mecanização da atividade rural do País, com o desenvolvimento de tratores que permitiram ao pequeno produtor adquirir a sua primeira máquina agrícola.
 
Nos últimos anos a AGRALE apresentou significativo aumento de produção e de vendas de todas as suas linhas de produtos e conquistou projeção internacional, sobretudo na América Latina. Entre os fatores que contribuíram para o bom desempenho nos mercados nacional e externo estão os importantes acordos tecnológicos, em todas as suas linhas de produtos, como os firmados com a Navistar, para produção dos caminhões International no Brasil, e com a Marcopolo, para fornecimento do chassi dos miniônibus Volare.

A fabricante firmou-se como uma das empresas mais inovadoras do setor automotivo brasileiro. Foi a primeira, em 2006, a desenvolver tratores e veículos movidos a biodiesel. Também foi pioneira na fabricação, em 2003, de ônibus movidos a GNV (Gás Natural Veicular) e na introdução da família de chassis Midibus, criando o segmento de PBT de 12 toneladas.


30 ANOS DE PRODUÇÃO DO PRIMEIRO CAMINHÃO AGRALE


No ano que comemora o cinquentenário de sua fundação, a AGRALE S.A. também completa 30 anos de produção do seu primeiro caminhão, o TX 1100, lançado no início de 1982, marco do ingresso da empresa na fabricação de veículos. O TX 1100, que era equipado com motor diesel Agrale M790 de dois cilindros, tornou-se uma nova opção no segmento de caminhões leves, introduzindo no mercado o conceito de veículos compactos e econômicos. Em seu primeiro ano de produção, atingiu volume de 200 unidades comercializadas, um marco na história da empresa.
 
Logo em seguida, a AGRALE lançou dois novos modelos, o AGRALE 1600 e AGRALE 1800, veículos compactos e destinados ao transporte urbano, com rodado traseiro simples e duplo e capacidade de carga útil, mais carroceria, entre 2.160 kg e 2.300 kg. Em 1993, a Agrale iniciou a comercialização dos dois modelos na Argentina, fruto de parceria com a empresa alemã Deutz. O sucesso alcançado pelos veículos foi tão grande que a companhia chegou ter cerca de 25% de participação no mercado argentino, no final dos anos 90.
 
Ainda em 1993, a AGRALE promoveu uma significativa mudança em sua linha e desenvolveu caminhões ainda mais robustos, para atender à crescente demanda, com maior capacidade de carga e para as aplicações mais diversas. O primeiro modelo foi o AGRALE 7000D, seguido depois pelos modelos 7500D, 5000D e 4500D, com rodados simples e duplo.
 
Com importantes inovações tecnológicas para a época, os modelos foram os primeiros com longarinas retas e planas, que proporcionavam maior resistência, durabilidade e diversificação para encarroçamento, além de suportarem com maior eficiência os esforços de flexão e torção do conjunto.
 
Em 2003, a AGRALE lançou o caminhão 9200, o único modelo do mercado da categoria leves com cabine estendida. A empresa também introduziu uma nova cabine nos modelos 6000, 7500 e 8500. Em 2007, ingressou no segmento de médios, com o AGRALE o  13000. Três anos mais tarde, apresentou ao mercado o seu primeiro cavalo-mecânico para o segmento leve, o Agrale 8500 TR.

Premiada linha 2012

 Em outubro de 2011, a Agrale apresentou a sua família 2012 de caminhões leves e médios, com motorização PROCONVE P7 (Euro V) e com uma inédita cabine. Antes de começarem a ser produzidos, os veículos conquistaram dois importantes prêmios de design – Prêmio de Design MCB, no Brasil, e Prêmio iF Design Award, na Alemanha.
 
Os novos caminhões AGRALE têm cabine com visual marcante e arrojado, interior amplo e muito mais ergonômico e confortável, praticidade e confiabilidade de sua mecânica. Também contam com a sofisticação de itens inéditos, como painel de instrumentos com computador de bordo, faróis, lanternas e luzes de direção em LED, vidros e espelhos com acionamento elétrico, novo sistema de ar-condicionado e o exclusivo Daytime Running Light, dispositivo de acendimento automático dos faróis mesmo durante o dia.
 
Com PBT entre 6.500 kg e 22.000 kg, os veículos foram concebidos com foco no negócio dos seus clientes e usuários, para tornar o transporte mais rápido, seguro, com economia de combustível, e mais tecnologia. A linha é composta por quatro novos modelos – 6.500, 8.700, 10.000, 14.000, também na versão 6X2 (com terceiro eixo original de fábrica) – que incorporam as mesmas e importantes tradicionais características de baixos custos de aquisição e operacional, robustez, fácil manutenção e vida útil mais longa.

 

Atualidade

Hoje, a AGRALE S.A. produz uma das mais completas linhas de caminhões, chassis para ônibus, utilitários, tratores e motores diesel do mercado brasileiro e conta com quatro parques industriais, três deles localizados na cidade de Caxias do Sul (RS) e um em Mercedes, Província de Buenos Aires, na Argentina. A empresa possui quatro subsidiárias (Agrale Montadora, Agrale Argentina, Agrale Comercial e Lintec) e emprega mais de 1.800 colaboradores em instalações que totalizam mais de 86 mil m² de área construída.
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter