Operação Saci da Brigada de Infantaria Pára-quedista

Rio de Janeiro – No período de 17 a 19 de novembro, a Brigada de Infantaria Pára-quedista (Bda Inf Pqdt), tropa formada por soldados do efetivo profissional, preparada para saltar de aeronave em voo e operar em qualquer parte do território nacional, realizou a “Operação Saci”, que coroou o adestramento das frações orgânicas dessa Grande Unidade da Força de Ação Rápida Estratégica do Exército Brasileiro.

Durante a“Operação Saci”, a Bda Inf Pqdt realizou o lançamento de mais de 1500 paraquedistas armados e equipados, que, após o salto, realizaram o deslocamento e a ocupação de pontos estratégicos do Estado do Rio de Janeiro, como a Companhia Siderúrgica do Atlântico, a Termoelétrica de Santa Cruz e a Estação de Tratamento de Água do Rio Guandu, num contexto de exercício.

O salto dos paraquedistas ocorreu em Itaguaí, região Sul do Estado do Rio de Janeiro, sendo que cada leva de lançamentos foi composta de 8 aeronaves C-130 (Hércules) e 2 aeronaves C-105 (Amazonas) da Força Aérea Brasileira. A missão de salto foi realizada em 3 levas de lançamento de pessoal e ocorreu também o lançamento de carga e de cão de guerra.

Texto/fotos: Exército Brasileiro

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter