Candidatos chegam à Escola Preparatória de Cadetes do Exército para a última etapa do Concurso de Admissão

No dia 21 de janeiro, ocorreu a apresentação dos candidatos à matrícula na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, para a segunda etapa do Concurso de Admissão. Essa etapa tem caráter eliminatório e consiste na verificação dos requisitos biográficos, na realização da Inspeção de Saúde, no Exame de Aptidão Física e no Exame Psicológico.

Foram convocados candidatos e candidatas aprovados e classificados para as 450 vagas disponibilizadas em edital. A partir desse dia, os candidatos ficam alojados na Escola até a conclusão dessa etapa do concurso. Após a aprovação, realizam a tão sonhada matrícula como Alunos deste Estabelecimento de Ensino Superior Militar.

Entre os jovens, o sentimento era o de realização. Para Erik Fernandes Cardoso, 19 anos, natural do Rio de Janeiro (RJ), entrar para o Exército e seguir carreira sempre foi um sonho. "Sempre me senti atraído para esta área e conquistei o sonho de ser aprovado. Espero orgulhar meus familiares agora. Se der tudo certo, serei o primeiro militar da família. Ao me despedir da minha mãe, no Rio de Janeiro, ela me disse para perseverar e que Deus estaria comigo”, enfatizou.

Falando nesse tema, perseverança foi o que moveu Gabriela de Melo Barros, 20 anos, natural de Juiz de Fora (MG). “Após quatro tentativas, consegui ser aprovada para ser admitida à EsPCEx. Espero agora um ano de muita luta e sucesso. Na minha família, tenho alguns parentes militares e isso serviu como inspiração para seguir a carreira dentro das Forças Armadas”, destacou.

A apresentação contou com a presença dos pais de candidatos, prestando o apoio fundamental para esse momento na vida dos jovens. Foi o caso da Senhora Marlene Ferreira de Souza Filha da Silva, 48 anos, mãe da candidata Renata Christina de Souza da Silva, de 20 anos. “Estou com um profundo sentimento de gratidão. É muito confortante saber que todo o trabalho e estudo que a Renata teve foram recompensados com a aprovação na EsPCEx. Agora, nós, tanto eu como o pai dela, esperamos que ela consiga superar os obstáculos que virão e alcance seu tão estimado sonho”, comentou.

Fonte: EsPCEx

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter