Oficiais do HM de Área de São Paulo destacam-se em especializações na Universidade de Harvard

O Capitão Médico Paulo Porto, Chefe da Clínica de Neurocirurgia, e o 1º Tenente Júlio Daniel, Chefe da Engenharia Clínica, ambos do Hospital Militar de Área de São Paulo (HMASP), representaram com maestria não só o hospital, mas também o Exército Brasileiro, na conceituada Universidade de Harvard (Estados Unidos).

O Cap P. Porto realizou Pós-Graduação sobre Liderança Cirúrgica (Surgical Lidership) na Harvard Medical School. O curso teve início no segundo semestre de 2018, com duração de um ano, destinado a cirurgiões de várias áreas.

O curso foi multidisciplinar, abrangendo não só a área de saúde, mas também disciplinas ligadas ao Direito, ministradas por professores da Faculdade de Direito (Harvard Law School), da área de negócios (Harvard Business School), da Faculdade de Saúde Pública (Harvard Public Health GP School), dentre outras.

Os temas abordados foram da gestão, passando por revolução digital, até a captação de recursos para pesquisas. Além das aulas, os alunos participaram de vários workshops sobre liderança, consciência situacional, comunicação para times multidisciplinares e gerenciamento de crises, que teve como um dos cases apresentados o da Maratona de Boston.

Para isso, foram chamados experts de diversas áreas, tais como: na área de Segurança, o CEO da Airbus; na área de inovação, o CEO da Google; e escritores de best-sellers, a exemplo de William Ury e Roger Fisher, autores do livro: “Getting to Yes: Negotiating agreement without givin in”, que versa sobre negociação e resolução de conflitos.

Ao final do curso, os alunos tiveram que responder uma pergunta: quais dos seus colegas de classe você escolheria para ser o líder da turma? O eleito foi justamente o neurocirurgião Capitão P. Porto. Assim, foi eleito o orador na solenidade de colação de grau, dentro de uma turma composta por cirurgiões de alto gabarito, oriundos de vários países.

Já a participação do 1º Tenente Júlio Daniel veio por solicitação do Cap P. Porto, que o convidou para produzir trabalho conjunto na área de Nanotecnologia, tema do trabalho de conclusão de curso.

O Tenente Julio Daniel é formado em Engenharia Elétrica e Física, pela Universidade Mackenzie, e é pós-graduado em Engenharia Clínica, pelo Hospital Albert Einstein. O militar ficou sediado em Harvard, no Massachusetts Institute of Technology (MIT), mais precisamente no KARP LAB, Laboratório de Aplicações de Engenharia Biomédica.

O trabalho abrangeu as “Aplicações de Nanomateriais na Neurocirurgia”, escolhido como melhor projeto da turma, em um universo de 100 estudos. A atuação do Tenente Júlio Daniel resultou em sua seleção para o curso de Healthcare Innovation, pela Harvard Medical School, previsto para março deste ano, sendo o único brasileiro escolhido para o programa.

Crédito: Cap P. Porto e Ten Julio Daniel

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter