Escola de Sargentos das Armas forma 573 alunos

Uma das instituições responsáveis por movimentar a economia de Três Corações, município com cerca de 72 mil habitantes localizado ao Sul de Minas, a Escola de Sargentos das Armas (ESA) entregou ao Exército mais uma turma de sargentos combatentes, com 573 novos integrantes.

A solenidade de diplomação ocorreu no Pátio de Formatura Sargento Max Wolf Filho na manhã da sexta-feira (29), em Três Corações (MG). Situada no centro da cidade onde nasceu o maior jogador da história de futebol, Edson Arantes do Nascimento, o Pelé, a instituição possui cerca de 600 alunos.

O Presidente da República, Jair Bolsonaro, foi recebido na solenidade com honras militares executadas com tiros de salva. Essa foi a primeira vez que um chefe de Estado participou da cerimônia. Entre as autoridades presentes estavam o Ministro da Defesa, Fernando Azevedo, o Governador do Estado Minas, Romeu Zema Neto, e o Comandante do Exército, General de Exército Edson Leal Pujol.

Destinada à formação de Sargentos de carreira das Armas de Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações, a ESA oferece ensino de cunho técnico-profissional e, a partir de 2018, iniciou nova turma de nível superior (tecnólogo). “O que vocês passaram para chegar até o dia de hoje foi uma prova de obstáculos que dificilmente encontrarão novamente pela frente”, disse, aos recém formados, o Presidente Bolsonaro.

Destaque da Turma “Centenário da Missão Militar Francesa no Brasil”, o 3º Sargento Renan Péricles Bezerra da Silva, primeiro colocado da Arma de Comunicações, foi condecorado, pelo Presidente Bolsonaro, com a Medalha Marechal Hermes (Aplicação e Estudo) e o Quepe Verde-Oliva.

O militar recebeu o Prêmio de Honra ao Mérito do Ministério da Defesa do titular da Pasta, Ministro Fernando Azevedo, e a Medalha Caxias – Distinção Militar – do Comandante do Exército, General Pujol.

Instituída pelo Presidente da República, a Medalha Marechal Hermes tem a finalidade de premiar o mérito intelectual de oficiais e praças que se destacaram nas Escolas do Exército. A homenagem da Defesa é destinada aos primeiros colocados, na classificação geral, nas Escolas de Formação de Oficiais e de Sargentos das Forças Armadas.

E a Medalha Caxias – Distinção Militar condecorou o Sargento Péricles como o mais distinto entre os primeiros colocados dos Cursos da ESA. “A dedicação, o esforço no dia a dia, a superação dos limites e aprender com os erros foram os requisitos que levaram ao meu sucesso no Curso de Formação de Sargentos”, avaliou o Sargento Pericles.

A importância da função do Sargento para o Comando e para tropa foi ressaltada pelo Ministro Fernando Azevedo. “O Sargento é elo fundamental entre o Soldado e o Comandante”, esclareceu. Para o Comandante da ESA, General de Brigada Flavio Alvarenga Filho, o intenso período de atividades e dedicação preparou “muito bem” os novos Sargentos para função do cargo.

“Estão prontos para liderar e conduzir as frações”, afirmou o Comandante da instituição. Os Terceiros-Sargentos primeiros colocados em seus respectivos Cursos também foram condecorados com a Medalha Marechal Hermes e receberam o Quepe Verde-Oliva, que é uma espécie de chapéu de uso militar.

Após as homenagens aos destaques das respectivas Armas, padrinhos e madrinhas dos novos Sargentos entregaram os Quepes Verde-Oliva aos demais integrantes da Turma. Quando promovidos a Terceiros-sargentos, os formandos alcançam o direito de usar o Quepe Verde-Oliva, que no Exército é usado por Oficiais, Subtenentes e Sargentos.

Luiz Felipe Silva Lima conclui o Curso de Terceiro-Sargento longe de sua família, que mora em Niterói (RJ). Emocionado ao lado da mãe, Alcidia da Silva, ele ressaltou que os parentes foram “participativos e seu aporte emocional” em momentos difíceis durante a qualificação. Para o Sargento recém formado, a conquista da graduação foi um teste de superação.

“A formação é extremamente dura, com a parte intelectual e física. Constantemente você tem que estar se superando a cada obstáculo”, afirmou.O evento de diplomação dos novos Sargentos contou ainda com a participação dos Ministros da Secretaria de Governo, General de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista, e do Gabinete de Segurança Institucional, General de Exército Augusto Heleno Ribeiro, entre outras autoridades militares e civis.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter