06 de Novembro, 2019 - 09:30 ( Brasília )

Terrestre

Alunos da EsPCEx finalizam o exercício que marcou o coroamento do ano de instrução


No período de 28 de outubro a 1º de novembro do corrente ano, os alunos da Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx) participaram da Operação Cadete, 2º Exercício de Longa Duração (ELD), nos arredores da antiga Coudelaria de Campinas. Durante as atividades, os alunos tiveram diversas instruções, tais como: orientação diurna e noturna, rapel, sobrevivência, avaliação de distância, pista do esclarecedor, tiro de ação reflexa, camuflagem e caixão de areia. A partir do dia 31 de outubro, teve início a Operação Furacão – Desafio Militar, com o objetivo de promover a interdisciplinaridade de conteúdos acadêmicos e conteúdos profissionais.

Os alunos participaram das seguintes atividades: realização de contatos com informantes (em idiomas estrangeiros); resgate de suprimento (cachê), ocupação de base de patrulha e vigilância de setor. Superação e garra Durante a jornada, a garra, a vibração e a vontade de vencer dos alunos, diante dos obstáculos impostos pelas instruções, saltaram aos olhos dos instrutores e monitores.

 

No exercício, observou-se a convivência entre homens e mulheres num ambiente totalmente integrado e sinérgico de aprendizado, em que seus integrantes tiveram a perfeita compreensão dos desafios da árdua, mas gratificante missão de formar os futuros oficiais combatentes do Exército Brasileiro para a Nação.

Marcaram presença 21 cadetes do 4º ano da Academia Militar das Agulhas Negras, localizada em Resende-RJ, em apoio às instruções e que serviram de estímulo aos jovens alunos.

O exercício teve por objetivo verificar o nível de aprendizado dos alunos, proporcionando a eles condições de visualizar a montagem de um exercício dessa natureza e as boas práticas de segurança da instrução. Buscou-se também, motivá-los para a carreira do oficial combatente e foram desenvolvidas as competências atitudinais.

Ao retornarem à escola, os alunos prestaram a continência ao terreno e participaram de uma formatura de recepção, que contou com a presença de inúmeros familiares. O Comandante da EsPCEx cumprimentou todos, ressaltando a organização e a realização do exercício pelos integrantes do Corpo de Alunos da escola.

 

Fotos: Escola Preparatória de Cadetes do Exército


ÚLTIMAS

Terrestre

MAIS LIDAS