Juventude Garança de Curitiba rememora tradições da Artilharia, cultuando valores do Exército Brasileiro

No dia 12 de junho, a juventude garança do Colégio Militar de Curitiba (CMC), comemorou o transcurso do Dia da Artilharia, celebrado em 10 de junho.

A programação contou com exposição de material no interior do Colégio, mediante apoio do comando da Artilharia Divisionária da 5ª Divisão de Exército (AD/5), reunindo os meios orgânicos do 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (5º GAC AP), de Curitiba (PR); do 15º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado (15º GAC AP), Lapa (PR); do 28º Grupo de Artilharia de Campanha (28º GAC), de Criciúma (SC); e da 11ª Bateria de Artilharia Antiaérea (11ª Bia AAAe), Rio Negro (PR).

Os alunos, professores e membros da administração tiveram contato com os obuseiros M108 AP, M109A3 AP, M101, Canhão Krupp e a Viatura Blindada de Combate (VBC) Gepard, arma antiaérea de última geração, além dos equipamentos de controle, observação e direção de tiro.

A formatura contou com a presença de integrantes de diversas organização militares de Artilharia do CMS, bem como de comandantes de organizações Militares da Guarnição de Curitiba.

O Batalhão Escolar entoou a Canção da Artilharia, reforçada pelos artilheiros presentes, seguido da saudação escolar do Sistema Colégio Militar do Brasil (SCMB). Substituindo a leitura alusiva à data, houve uma demonstração sobre a história da Artilharia e, na sequência, foram realizados dois tiros de salva, comandados pelos alunos Rueda, do 9º Ano, e Maia, do 3º Ano.

O resultado dessas iniciativas aplicadas nas datas magnas voltadas ao culto das raízes históricas castrenses fortalece o nosso pertencimento ao SCMB e o perene compromisso de seguir a sua proposta pedagógica de formar e educar as gerações Garança, hoje e sempre, segundo as tradições, os costumes e os valores do Exército Brasileiro. Zum Zaravalho!

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter