Brigada Aeromóvel, herdeira de ricas tradições, comemora centenário com extensa programação

Os meses de maio e junho tiveram uma extensa e variada programação alusiva ao centenário da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) – 12ª Bda Inf L (Amv) – com justas comemorações pelo transcurso dos 100 anos dessa Grande Unidade do Exército Brasileiro, sediada em Caçapava e herdeira de ricas tradições. Sua história inclui a participação de organizações militares subordinadas no maior conflito armado do Século XX, a Segunda Guerra Mundial.

Por essa razão, ostenta a denominação histórica de "Brigada Fornovo di Taro", uma das batalhas vencidas pela Força Expedicionária Brasileira (FEB) na Itália.

A programação festiva ocorreu da seguinte forma: no dia 30 de maio se deu a apresentação da banda de música do 6º Batalhão de Infantaria Leve na Praça da Bandeira de Caçapava. Em 2 de junho, foi realizada uma corrida de rua, com percursos de 5 e 10 km, além de uma caminhada de 3 km.

Em 5 de junho, no Campo de Instrução e Técnicas Especiais, foi realizada a Prova de Pentatlo Aeromóvel entre as organizações militares (OM) integrantes da Brigada. No dia 6 de junho ocorreu a Prova de Tiro com a participação das OM da Brigada e de integrantes do Comando de Aviação do Exército e das Polícias Civil e Militar.

Nesse mesmo dia, as bandas de músicas do 4º, 5º e 6º Batalhões de Infantaria Leve realizaram um belíssimo concerto musical no Grêmio Recreativo da Nestlé, na cidade de Caçapava.

A solenidade militar alusiva ao centenário da Brigada ocorreu em 7 de junho e, durante a atividade, houve o lançamento da Faca do Combatente Aeromóvel, do Almanaque do Combatente Aeromóvel e da Moeda Comemorativa aos 100 anos da Brigada.

Além disso, foram entregues Diplomas de "Cidade Aeromóvel" para as cidades que acolhem as Unidades da Brigada, bem como a entrega de 55 Diplomas de "Amigo da Brigada Aeromóvel"; de Diploma da "Tripulação de Aeronave", do Comando de Aviação do Exército, com mais horas de voo em apoio à Brigada Aeromóvel no ano de 2019; bem como a entrega do Bastão de Comando Fornovo Uno e seu respectivo Diploma de Casta dos Fornovo, aos eternos comandantes da Brigada Aeromóvel. 

Também foi realizada a premiação do Concurso Literário alusivo ao 100 Anos de Criação da Brigada, cujo tema era "O que representa ter uma organização militar Aeromóvel em minha Cidade?”. Ao término da solenidade, as tropas da organizações militares desfilaram em continência ao Comandante Militar do Sudeste, mais alta autoridade militar presente.

Prestigiaram o evento diversas autoridades civis e militares, como o General Floriano Peixoto Vieira Neto, Ministro-Chefe da Secretaria Geral da Presidência da República; o General de Exército R1 Jorge Armando Felix, antigo Ministro do Gabinete de Segurança Institucional e eterno comandante da 12ª Bda Inf L (Amv); o General de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira, Comandante Militar do Sudeste; os Generais de Exército R1 José Enaldo Rodrigues de Siqueira, Luiz Seldon da Silva Muniz e João Carlos Vilela Morgero, eternos comandante da Brigada Fornovo di Taro; bem como outros oficiais-generais da ativa e da reserva, incluindo outros eternos comandantes da Brigada; integrantes das demais Forças Armadas; e os Prefeitos Municipais de Caçapava e de Valença, respectivamente, Senhores Fernando Diniz e Luiz Fernando Furtado da Graça.

No dia 8 Junho, ocorreu o 3º Festival Aeromóvel com as seguintes atividades: salto livre operacional de um destacamento do Comando de Operações Especiais e de um destacamento da Companhia de Precursores Pára-quedista; salto livre por uma equipe dos Cometas, atletas de salto de paraquedas da Brigada de Infantaria Pára-quedista, inclusive, com a realização de um salto duplo com a Tenente G. Bispo, integrante da Brigada Fornovo di Taro; demonstração de um assalto aeromóvel por integrantes do 4º Batalhão de Infantaria Leve, com apoio de uma aeronave HM1 Pantera e HM3 Cougar, do Comando de Aviação do Exército; pistas de corda para as crianças; atividades de educação de higiene bucal; brincadeiras em pula-pula e cama elástica; demonstrações do pelotão de motociclistas militares e dos cães de guerra do 2º Batalhão de Polícia do Exército; e exposição de material de emprego militar e de viaturas militares antigas, com a participação do Grupo de Encenação Histórica Monte Castelo e expositores de artesanato, roupas e perfumaria. Para as crianças e o público em geral, ainda foi distribuída pipoca e disponibilizados serviços de food trucks e barracas de lanche e de chopp artesanal,

Encerrando as atividade de comemoração do Centenário da Brigada Aeromóvel, a banda de música do 6º Batalhão de Infantaria Leve fez uma belíssimo concerto musical.

Fonte: 12ª Bda Inf L (Amv)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter