Em Resende, AMAN celebra a Semana da Infantaria com diversas atividades

“Soldados rastejavam, me seguiam; baionetas cruzavam, tiniam, espetando a morte, furando o vento; várias vezes fui ferido, levantei, prossegui, mas um dia fiquei caído, nos campos de Tuiuti. Era maio, mesmo dia em que nasci, parti, mas não morri, porque a morte, por mais que tente, por mais que dura, valente, não mata nunca a audácia, a bravura, a vida… um infante.”

Resende (RJ) De 19 a 25 de maio de 2019, foi comemorada a Semana da Infantaria na Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN). Diversas atividades foram realizadas para celebrar o dia da Rainha das Armas, como concurso de quadro-mural, atividades recreativas do SACINFA, exposição de material “EXPOINFA”, Corrida da Infantaria, Formatura de Compromisso dos Novos Infantes, almoço festivo e baile da Rainha.

Na manhã de 19 de maio, ocorreu a gincana infantil “SACINFA”. O evento foi realizado no CIMAN e reuniu cerca de 100 crianças, que participaram de diversas brincadeiras como escalada, pista de cordas, pintura, orientação e passeio a cavalo. No dia 21 de maio, foi comemorado o Dia da Infantaria na AMAN, iniciado com a tradicional alvorada festiva no CPI. Em seguida, foi realizada a formatura geral, presidida pelo General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, Comandante Militar do Norte. A atividade foi abrilhantada por uma representação de alunos da Escola de Sargentos das Armas (ESA), trajando o uniforme histórico da Força Expedicionária Brasileira, e culminou com o desfile de todos os Infantes da AMAN nas suas subunidades de origem do 84° BI (Arranca Toco, Vanguardeira e Treme Terra).

Dando continuidade às comemorações da Semana da Infantaria, no dia 22 de maio, foram realizados os cultos religiosos pela passagem do Dia da Rainha das Armas. As celebrações católica, evangélica e espírita exaltaram os valores e virtudes dos profissional das armas e culminaram com a benção aos militares presentes.

Nos dias 22 e 23 de maio, a EXPOINFA foi aberta na Pérgula Oeste do Pátio Tenente Moura.  Essa exposição de material de emprego militar contou com viaturas, equipamentos e pessoal de organizações militares dos diversos tipos de Infantaria: 11º Batalhão de Infantaria de Montanha,  Centro de Instrução de Operações Especiais, Companhia de Precursores Paraquedista, 5º Batalhão de Infantaria Leve, 1º Batalhão de Guardas, 1º Batalhão de Polícia do Exército, 2º Batalhão de Infantaria Motorizado e Batalhão Agulhas Negras. Os Cadetes das Agulhas Negras tiveram contato com militares que servem nos corpos de tropa e puderam vislumbrar qual das diversas especializações da Infantaria eles seguirão ao longo da carreira.

Coroando as celebrações da Semana da Infantaria, no dia 23 de maio, ocorreu a 51ª edição da tradicional Corrida da Infantaria.  O evento contou com cerca de 800 participantes, dentre militares e atletas civis da região do Vale do Paraíba, e foi uma vibrante confraternização por meio do esporte promovida pelo Curso de Infantaria da AMAN.

No dia 25 de maio, foi realizada a Formatura de Compromisso dos Novos Infantes, proferido pelos cadetes do 2° ano para consolidar os ideais, valores e virtudes da Infantaria brasileira.  À noite, o Baile da Rainha reuniu os infantes para estreitar os laços de união e camaradagem dos infantes de ontem, de hoje e de sempre.  O espírito imortal da Infantaria reinou na AMAN por ocasião da semana do aniversário do seu insigne Patrono, o Brigadeiro Antônio de Sampaio, “O bravo dos bravos”.

Fotos: AMAN / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter