24 de Abril, 2019 - 10:45 ( Brasília )

Terrestre

3ª DE comemora os 371 anos do Exército Brasileiro em Santa Maria (RS)


O Dia do Exército foi comemorado na quarta-feira, 17 de abril, na Guarnição de Santa Maria, com uma solenidade cívico-militar realizada no 4º Batalhão Logístico (4º B Log).

A solenidade foi presidida pelo Comandante da 3ª Divisão de Exército (3ª DE), “Divisão Encouraçada”, General de Divisão Mauro Sinott Lopes, e contou com a presença do Comandante da 6ª Brigada de Infantaria Blindada (6ª Bda Inf Bld), General de Brigada Paulo Roberto Rodrigues Pimentel, do Prefeito de Santa Maria, Senhor Jorge Cladistone Pozzobom, do ex-combatente da Força Expedicionária Brasileira (FEB), Senhor Taltíbio de Melo Custódio, e de autoridades civis e militares da ativa e da reserva, que abrilhantaram o evento.

Na oportunidade, foi procedida à entrega de Diplomas de Colaborador Emérito do Exército às Instituições e personalidades, como reconhecimento aos relevantes serviços prestados ao Exército Brasileiro. Receberam o Diploma o Grupo Mão Amiga (Costurinha); a Escola de Artes Marciais Dojang; o Secretário-Executivo do Sindicato Rural de Santa Maria, Senhor Sérgio pereira da Silva; a Vice-Reitora da Universidade Franciscana, Senhora Solange Binotto Fagan; e os professores do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM), Senhor Luciano Retzlaff, Senhor Anco Márcio Urach da Rosa, Senhor Luciano Moura de Mello e Senhora Adriana Macedo Nadal Maciel.



Durante o evento, também foi realizada a entrega de condecorações como a Medalha da Ordem do Mérito Militar, a Medalha Exército Brasileiro, a Medalha Corpo de Tropa e a Medalha Militar de Prata, além dos troféus aos vencedores das competições esportivas da Semana do Exército.

O Exército Brasileiro completou 371 anos no dia 19 e os motivos que levaram à data remontam ao período colonial, quando o Brasil foi alvo de tentativas de invasões estrangeiras. O momento culminante das lutas ocorreu na primeira Batalha dos Guararapes, em 19 de abril de 1648, quando os patriotas derrotaram as tropas holandesas de ocupação.

Comando Militar do Sudeste comemora os 371 anos do Exército com a presença do Presidente da República



No dia 18 de abril, no Quartel-General do Ibirapuera, sede do Comando Militar do Sudeste, em São Paulo, ocorreu a solenidade comemorativa ao Dia do Exército Brasileiro, com a presença do Presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.

Na cerimônia, diversas personalidades foram agraciadas com o Diploma de Colaborador Emérito, a Medalha Ordem do Mérito Militar e a Medalha Exército Brasileiro.

A formatura também contou com a presença do Ministro da Defesa, General de Exército Fernando Azevedo e Silva; do Comandante Militar do Sudeste, General de Exército Luiz Eduardo Ramos Baptista Pereira; dentre outras autoridades civis e militares.



ÚLTIMAS

Terrestre

MAIS LIDAS