Arsenal de Guerra do Rio entrega de Morteiros 120 mm revitalizados à Academia Militar das Agulhas Negras

No dia 12 de fevereiro, o Arsenal de Guerra do Rio (AGR), organização militar subordinada à Diretoria de Fabricação (DF), entregou à Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), localizada em Resende (RJ), o último lote de quatro morteiros 120 mm (Mrt P 120 M2 R), totalmente revitalizados e manutenidos.

O primeiro lote de quatro morteiros foi entregue no dia 7 de fevereiro. Os armamentos pertencem aos cursos de Cavalaria e Infantaria, respectivamente.


Dentre os serviços efetuados por ocasião da revitalização dos morteiros 120 mm, provenientes da AMAN, podem ser mencionados: substituição da corrente de segurança e gancho de atrelagem, substituição da gGuia do cursor e amortecedor angular, regulagem do dispositivo de elevação aproximada, adaptação do cubo de roda e tampa do cubo de roda, pintura geral, dentre outros itens que passaram por minuciosa inspeção a cargo da Seção de Controle de Qualidade do AGR, devolvendo a esse armamento sua integral capacidade operativa.

O contato com o armamento em tela é de extrema importância para a formação dos cadetes da AMAN, uma vez que os conhecimentos desenvolvidos na teoria em sala de aula podem ser trabalhados nos exercícios práticos no terreno, o que permite aos discentes maior experiência com o armamento em situação real, complementando, dessa forma, a capacitação e adestramento, fatores essenciais para a formação dos futuros oficiais do Exército Brasileiro.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter