General de Divisão Richard assume Chefia do Gabinete do Comandante do Exército em solenidade, em Brasília

O General de Divisão Richard Fernandez Nunes é o novo Chefe do Gabinete do Comandante do Exército. A solenidade de passagem do cargo foi realizada na tarde de 6 de dezembro, no Quartel-General do Exército. Ele recebeu a função do General de Divisão Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, que assume o Comando da 5ª Divisão de Exército.

Durante o evento, o Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, destacou a qualidade do trabalho do General Tomás e agradeceu pela eficiência com a qual ele conduziu e liderou a equipe do Gabinete. “O General Tomás soube, com liderança, fomentar a vontade nos assessores e manter uma equipe estimulada, com liberdade para pensar e transmitir opiniões”, ressaltou. 

       

Perfil do novo Chefe do Gabinete do Comandante do Exército

O General Richard nasceu em 25 de outubro de 1963, na cidade do Rio de Janeiro. Ingressou no Exército Brasileiro por meio da Escola Preparatória de Cadetes, em 1978, tendo sido declarado aspirante a oficial da Arma de Artilharia, na Academia Militar das Agulhas Negras, em 1984. Ele é bacharel em Direito pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Comandou o 5º Grupo de Artilharia de Campanha Autopropulsado, em Curitiba. Também chefiou o Centro de Estudos Estratégicos da Escola de Comando e Estado-Maior do Exército (ECEME), gerenciando a sua transformação no Instituto Meira Mattos (IMM) e o reconhecimento do programa de pós-graduação stricto sensu em Ciências Militares pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES).

Como oficial-general, comandou a 14ª Brigada de Infantaria Motorizada, tendo assumido o comando do 5º Contingente da Força de Pacificação na Operação São Francisco, no Complexo da Maré. Também comandou a ECEME. No Comando Militar do Leste, exerce o cargo de Secretário de Estado de Segurança do Rio de Janeiro, no contexto da Intervenção Federal.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter