Futuros Comandantes, Chefes e Diretores de organizações militares recebem diretrizes do alto escalão

Em 2018, foram nomeados 259 oficiais para comandar quartéis no biênio 2019-2020. Esta semana, em Brasília, eles participaram de uma atividade especialmente voltada para essa missão: o Curso de Preparação para o Comando, Chefia e Direção de Organizações Militares e Postos Médicos de Guarnição, o CPCOM.

Realizado entre os dias 1º e 5 de outubro, o evento, coordenado pelo Gabinete do Estado-Maior do Exército (EME), teve o objetivo de atualizar os militares sobre legislação e doutrina vigentes, além de orientar sobre a correta adoção de procedimentos, operacionais ou administrativos.

O CPCOM 2018 foi aberto pelo Chefe do EME, General de Exército Paulo Humberto Cesar de Oliveira, no Teatro Pedro Calmon. Em sua apresentação, ele destacou que "os oficiais são preparados a vida inteira para exercer o comando e a carreira conduz a esse momento; portanto, só resta desejar boa sorte nesta que é a mais nobre missão para um oficial".

O evento contou, ainda, com a participação do Comandante do Exército, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas. oficiais-generais das Subchefias do EME e de outros órgãos da Alta Administração do Exército também apresentaram aspectos importantes para auxiliar no futuro exercício do comando dos oficiais nomeados.

O Tenente-Coronel André Bou Khater Pires, que comandará a Escola de Educação Física do Exército (Rio de Janeiro/RJ), comenta que "o CPCOM é um momento no qual a Instituição consegue reunir todos os comandantes nomeados para nivelar conhecimentos e transmitir o pensamento da Força e suas diretrizes, para que possamos replicar esses conhecimentos aos nossos subordinados".

Já o Major Antonio Celso Fernandes Neves, futuro Comandante da Bateria Comando da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea (Guarujá/SP), salienta a importância do CPCOM "não como uma qualificação, mas no sentido de transmissão de balizamentos e orientações do Comando do Exército do EME sobre aquilo que se espera em termos da atitude do Comandante para o período da nomeação".

Extremamente motivados, novos líderes chegam às tropas de todo o Brasil em 2019

Vocacionados e inovadores, aspirantes a oficial farão estremecer as organizações militares do Exército Brasileiro em todo o território nacional, em 2019.

Ao todo, 410 cadetes do 4° ano da Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) escolheram, de acordo com o mérito individual, onde irão servir em 2019. Após a formatura, 133 irão  servir nas regiões Norte e Nordeste, 58 na Centro-Oeste e 219 na  Sul e Sudeste do País.

Os futuros líderes representarão o sangue novo e o eterno culto aos valores e às tradições do Exército Brasileiro.


 

Fotos: Ten Edvaldo e Cb Estevam e AMAN

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter