Dentro dos Programas Estratégicos, Exército recebe últimas viaturas do segundo lote do Sistema Astros 2020

Solenidade na sede do 6º Grupo de Mísseis e Foguetes marcou a entrega de oito viaturas do Programa Estratégico Astros 2020 no dia 28 de setembro, as últimas do segundo lote adquirido pelo Exército. O Sistema Astros representa uma nova capacidade de apoio de fogo à Força Terrestre, que poderá bater alvos com maior precisão e a longas distâncias, além de impulsionar o desenvolvimento tecnológico da indústria nacional e a geração de emprego e renda.

O Exército recebeu viaturas padrão MK-6, sendo duas do tipo Unidade Controladora de Fogo, com a função de coordenar e controlar o lançamento de foguetes, três do tipo Posto Meteorológico, que realizam o levantamento meteorológico para melhor aproveitamento e precisão dos foguetes, e três do tipo Oficina Veicular e Eletrônica, que proporcionam manutenção de até segundo escalão das viaturas no âmbito da bateria de mísseis e foguetes. “São veículos militares com alto valor tecnológico agregado, concebidos, desenvolvidos e produzidos por uma empresa estratégica de defesa, 100% brasileira, a Avibras”, destacou o Comandante Logístico do Exército, General de Exército Carlos Alberto Neiva Barcellos.

 

Ele ressaltou que essa parceria com a indústria nacional brasileira é de muita importância, pois livra a Força Terrestre da dependência bélica estrangeira. O Programa Astros 2020 contempla o desenvolvimento do Míssil Tático de Cruzeiro e do Foguete Guiado, a modernização das viaturas do atual 6º Grupo de Mísseis e Foguetes e a implantação do Forte Santa Bárbara, em Formosa (GO).

A Avibras Aeroespacial, sediada em São José dos Campos (SP), é a principal integradora do Programa. O presidente da empresa, João Brasil, participou da cerimônia e fez a entrega simbólica da chave das novas viaturas. “O Astros 2020 é um dos nossos programas mais queridos. Nossos desenvolvimentos estão caminhando numa direção muito boa.

Nós vamos levar o Brasil à posição de ser o 7º país do mundo a ter um míssil de cruzeiro”, afirmou. A formatura também celebrou o aniversário do 6º Grupo de Mísseis e Foguetes, com a entrega de diplomas a militares e civis que contribuíram para os trabalhos da organização militar.

 

Desenvolvimento nacional e regional

O Secretário de Desenvolvimento da Infraestrutura do Ministério do Planejamento, Pedro Maciel Capeluppi, viu pela primeira vez uma demonstração de tiros do Astros 2020 em Formosa.

Ele acompanha a execução do programa no Ministério e ficou feliz de ver de perto os resultados para o Exército Brasileiro. “É muito gratificante ver a capacidade de execução e ver a formação de pessoas. Mais importante do que investir em Defesa é investir em pessoas, em exemplos. E é isso que nós vimos aqui hoje”, declarou.

O Exército recebeu as oito últimas viaturas do segundo lote do Sistema Astros, composto de 20 viaturas. A previsão é concluir as obras do Forte de Santa Bárbara até o ano que vem. “Já na construção há um impacto significativo para o município de Formosa, tendo em vista o emprego de várias empresas da área da construção civil. Quando tivermos todo o efetivo das unidades do Forte de Santa Bárbara atuando aqui, serão mais ou menos 2 mil famílias, gerando demanda por serviços e infraestrutura”, acrescentou o Gerente do Programa Astros 2020 no Escritório de Projetos do Exército (EPEx), General de Brigada José Júlio Dias Barreto.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter