15 de Agosto, 2018 - 10:20 ( Brasília )

Terrestre

Cadetes do Exército Brasileiro recebem o Espadim


No dia 18 de agosto, a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) realiza a cerimônia de entrega de Espadins a 418 cadetes do Curso Básico da AMAN, em Resende (RJ). A turma deste ano – “Dona Rosa da Fonseca” (Patrono da Família Militar) – é a primeira turma mista de cadetes a receber a réplica reduzida da espada de campanha do Duque de Caxias.

Trinta mulheres pioneiras na linha combatente empunharão, pela primeira vez, o símbolo da honra militar e trajarão, ineditamente, o uniforme histórico do Corpo de Cadetes.

O cadete primeiro colocado da turma, João Pedro Castro Brum Silva Gomes, receberá seu espadim das mãos da mais alta autoridade presente; também receberão o espadim 10 cadetes de nações amigas: 3 da Arábia Saudita, 1 da Guiana Inglesa, 1 do Paraguai, 2 do Senegal, 1 do Timor Leste e 2 do Vietnã. A lista dos dez primeiros colocados na turma é composta por quatro mulheres.

Entre os Cadetes que frequentam o Curso Básico da AMAN, 15% são da Região Sul, 60% da Região Sudeste, 9% da Região Centro-Oeste, 4% da Região Norte e 12% da Região Nordeste.

Histórico

A Entrega de Espadins é uma cerimônia realizada desde 1932. Foi estabelecida pelo Marechal José Pessoa Cavalcanti de Albuquerque, na Escola Militar do Realengo. O boletim escolar de 1931 instituiu a recuperação do Corpo de Cadetes, que havia sido abolido pela República em 1889.

Nesse mesmo boletim, foi publicada a utilização do uniforme histórico, da barretina de 1852 e do cordão com palmatória e borlas, que servia para distinguir os diferentes anos dos alunos no Império. Uma cópia fiel reduzida da espada de campanha do Duque de Caxias, símbolo da honra militar, passou a distinguir o Cadete.

Serviço

Evento: Cerimônia de Entrega do Espadim 2018.
Data: 18 de agosto de 2018 (sábado).
Horário: 11:00 horas.
Local: Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN), Pátio Tenente Moura, Resende (RJ).

O evento é aberto ao público e o credenciamento da imprensa deverá ser realizado pelo e-mail imprensa@aman.eb.mil.br ou pelo telefone (24) 3388-4575, até 16 de agosto de 2018.



ÚLTIMAS

Terrestre

MAIS LIDAS