Comandante do Exército profere palestra aos alunos da ESG em Brasília

O Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Eduardo Dias da Costa Villas Bôas, proferiu palestra aos alunos do Curso de Altos Estudos de Defesa (CAED) da Escola Superior de Guerra (ESG) – Campus Brasília.

A atividade ocorreu no Forte Caxias, Quartel-General do Exército, na Capital Federal, e faz parte de uma série de seminários no contexto da disciplina "Defesa Nacional".

Na palestra conduzida pelo Comandante da Força, “A Aplicação do Poder Nacional na resolução de conflitos”, foram abordadas as funções da defesa, bem como um panorama da conjuntura brasileira.

Em suas palavras, o General Villas Bôas saudou o fato de os alunos "conduzirem suas diferentes atividades profissionais, sabendo conciliá-las com momentos de reflexão durante o curso, reflexões estas tão importantes para o País".

Ao abordar as funções da defesa, o Comandante do Exército enfatizou aspectos como o poder de dissuasão e o atendimento de demandas da população. "Além disso, o Exército e as Forças Armadas como um todo são indutoras do desenvolvimento nacional, por meio da indústria de defesa, e são repositórios de valores e da identidade nacional", destacou.

Essa é a primeira turma da ESG Brasília, composta por 60 integrantes dos meios civil e militar. As atividades acadêmicas do CAED tiveram início no dia 27 de março e prosseguem até 12 de dezembro. O escopo do curso abrange as áreas de Ciências Humanas, Ciências Sociais e Aplicadas, Ciência Política e Defesa Nacional.

As aulas são ministradas no auditório do Ministério da Defesa e nas salas de aula da ESG Brasília, localizadas na estrutura do próprio Ministério. O concluinte do CAED estará em condições de realizar a macro análise da conjuntura e dos cenários, no Brasil e no mundo, além de desempenhar funções de chefia ou de assessoramento direto na alta gerência executiva para gestão e formulação de políticas e estratégias, em especial nas áreas de defesa, de segurança e de desenvolvimento nacional.

Fotos:Sgt Djalma / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter