Marco na história: 15.000 armas manutenidas após reestruturar linha de produção de manutenção de fuzis

O Parque Regional de Manutenção da 5ª Região militar (Pq R Mnt/5) completou, no dia 27 de abril, a marca histórica de manutenção em 3° escalão (fosfatização) em 15.000 unidades do Fuzil 7,62 M964 FAL e PARAFAL. Iniciado em 2008, tal projeto reestruturou a linha de produção de manutenção de fuzis da organização militar com a ampliação de oficinas, aquisição de máquinas e equipamentos e rigorosas metas estabelecidas de 150 FAL por mês e/ou 100 PARAFAL por mês.

A reformulação do processo de produção baseou-se no “Sistema Toyota de Produção”, melhorando as rotinas e procedimentos de trabalho. A manutenção em terceiro escalão de fuzis 7,62 mm envolve basicamente duas oficinas: a de Manutenção de Armamento Leve e a de Tratamento Superficial.

 

Atendendo às normas ambientais, o processo engloba uma Estação de Tratamento de Efluentes (certificada pelo Instituto Ambiental do Paraná), responsável pelo tratamento dos resíduos provenientes da fosfatização. Para a certificação da produção, o Pq R Mnt/5 possui um túnel de tiro para a realização do tiro técnico balístico, alcançando, dessa forma, uma manutenção confiável e segura dos fuzis. O projeto, incluído no plano de Metas da organização militar, estabeleceu como objetivo-fim fosfatizar todos os fuzis da 5ª Região Militar em oito anos.

Fotos: Pq R Mnt/5 / EB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter