20 de Abril, 2018 - 11:30 ( Brasília )

Terrestre

12º Batalhão de Infantaria - Belo Horizonte/MG - Em 19 de abril - 99 Anos


Texto de homenagem de autoria do TC Leonardo Zanini,
Subcomandante do 12º BI

PARABÉNS ao EXÉRCITO pelos seus 370 anos  e ao 12º BI nosso querido 12 de ouros  pelos seus 99 anos, uma das unidades mais tradicionais do Exército Brasileiro destaco a participação do Batalhão nos seguintes eventos históricos nacionais e internacionais.

1) A resistência de 1930, nesta ocasião a Força Pública de MG cercou o 12º RI e por seis dias travou-se intensos combates considerado uma guerra em Belo Horizonte. O Batalhão Treme Terra resistiu por 6 dias com 17 mortes.

2) Participou da Força Expedicionária Brasileira com mais de 700 homens responsável por diversas conquistas na Itália, das quais destaco o Monte Belvedere, faleceram em ação 14 militares,

3) A unidade foi a responsável pela exitosa revolução de 1964, sendo a primeira tropa a desaquartelar e constituir duas colunas de marcha em direção ao Rio de Janeiro e Brasília. Nesta ocasião combateu a guerrilha do Caparaó.
4) Participou das Missões de Paz do Canal de Suez, Angola e Haiti,

5) Participou das Operações de Pacificação nos Complexos do Alemão e na Maré,

6) Grandes eventos Copa do Mundo e Olimpíadas

7) A unidade é uma das unidades formadoras dos combatentes de montanha, e apta a combater neste terreno, já formou mais de 12.000 escaladores militares, e 1000 auxiliares de Guia de Cordada.  Agradeço a Deus o privilégio de servir ao Exército de Caxias  por mais de 26 anos e ter o privilégio de exercer o Subcomando do glorioso do 12 de ouros.