Superou expectativas – Evento de Viaturas Militares Antigas


Com a apresentação da Banda do 57º Batalhão de Infantaria, o REI foram  encerrados o 7º Encontro Brasileiro de Preservadores de Viaturas Militares Antigas e o 4º Encontro de Veículos Militares, ambos realizados no Forte de Copacabana, dias 8, 9, 10 e 11/09/2011.

Em virtude das condições climáticas no Rio de Janeiro não foi possível o sobrevôo dos caças no encerramento.

Um sumários dos quatro dias dos eventos:
 
Visita General-de-Exército Adriano, Comandante Militar do Leste.

Visita de outros Generais como o General-de-Exército R/1 Paulo Cesar CastroGenerais-de-Divisão Marco Aurélio e Eduardo, do General-de-Brigada R/1 Bergo, do Dr. Francisco Horta, Comandantes de Unidades, como  ESLOG, Parque Regional de Manutenção, 11º GAC, e do Diretor do Museu Militar Conde de Linhares.

Participação do Presidente do CVMARJ, João Alberto Barone, no sábado e no domingo, logo que chegou de viagem atendendo seus compromissos  profissionais.

Visita do Vice-Almirante (FN Reformado) Fernando Antonio, Presidente da Associação dos Veteranos do Corpo de Fuzileiros Navais.

Reunião da ABPVM (Associação Brasileira dos Proprietários de Viaturas Militares), com nova diretoria mantendo o Presidente Sr. Marco Espinosa e como novo Vice-Presidente o Sr. Marcos Renault, com a definição do local da realização  do 8º EBPVM em Belo Horizonte – MG,  ficando a cargo do Regimento Inconfidentes, em datas a serem confirmadas, assim como todos os outros  Encontros de 2012.

A apresentação de bandas militares nos 4 dias dos Encontros.

A presença do JIPANF, viatura preservada pelo Corpo de Fuzileiros Navais, com a ajuda do CVMARJ.

Presença de representação da Polícia da Aeronáutica, que enviou uma moto Harley Davdson.

Ciclo de palestras, com excelentes temas, sobre o Carro de Combate Osório e sobre a 2ª Guerra Mundial. O Eng Odilon Lobo de Andrade Neto, ex-membro da ENGESA e da ENGEPEQ, reponsável pelo desenvolvimento do Carro de Combate Osório, apresentou detalhes sobre o Projeto do CC Osório e também sobre a própria empresa ENGESA.  

No sábado o Cel Muniz Costa, antigo catedrático de história da AMAN, ministrou a palestra "A História do Brasil na 2ª  Guerra Mundial". No domingo ocorreu a palestra, "Revisitando a Epopéia da FEB", ministrada pelo General Paulo Cesar Castro, antigo diretor do DCEX

Tiros de canhão 105 mm, com peça do 31º GAC, encerrando as atividades de cada dia dos Encontros.

Viaturas  do Exército de ontem (destaque para Ward la France – Parque 1), hoje (destaque para o Marruá 3/4 ton – 15º R C Mec ) e protótipos (destaque para o Gaúcho e o Chivunk – CTEX).

Destaque do CVMARJ (Clube de Viaturas Militares Antigas do RJ), o Jeep GPW, do Kerly, do Imperial Jeep Club, o Kubelwagen padrão África Korps, do Franklin.

Participação do Corpo de Fuzileiros Navais, com suas viaturas impecáveis, mostrando o seu estágio de disponibilidade operacional.

Apresentação de estandes da AVBIP e AVCFN, com os Veteranos dando uma grande demonstração de vibração, conhecimento profissional e amor as suas Instituições.

Apresentação do Grupo de Reencenação Histórica Dogs of War, de São Paulo.

Confraternização de entusiastas de todo o Brasi, representando os Clubes da ABPVM, ou não.

Coordenação da DPHCEX, facilitando a obtenção de melhores resultados em relação aos outros 3 Encontros.

Oportunidade de realização conjunta dos dois grandes eventos, sendo o nacional, itinerante e o regional realizado anualmente na cidade do Rio de Janeiro.

Atuação direta da DPCHEX e do CML, foi fundamental para o sucesso do evento, interagindo com os Grandes Comandos e Unidades do Rio de Janeiro. Realização dos eventos em um local privilegiado, não só pela beleza natural, como pelo conteúdo histórico do Museu do Exército, localizado nas instalações do Forte de Copacabana, Comandado pelo Coronel Pedrosa.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter