13 de Março, 2017 - 16:30 ( Brasília )

Terrestre

12º GAC realiza Operação Fumaça, com apoio da Av Ex


O 12º Grupo de Artilharia de Campanha (12º GAC) recebeu, nos dias 7 e 8 de março, o apoio do 1º Batalhão de Aviação do Exército (1º BAvEx), com o intuito de realizar o adestramento em técnicas de infiltração¹ e extração vertical de tropa e o transporte de carga externa. 

O Exercício, denominado Operação Fumaça, contou com quatro (4) helicópteros, sendo dois (2) H225M – Jaguar e dois (2) AS 350 – Esquilo. O primeiro é utilizado, prioritariamente, para fins de transporte e tem capacidade para 30 militares, podendo chegar a 11 toneladas, enquanto o segundo é utilizado para fins de ataque e de reconhecimento do terreno.

Participaram, também, da atividade militares do 12º GAC e do 2º e do 20º Grupo de Artilharia de Campanha Leve, respectivamente localizados em Itu (SP) e Barueri (SP).

¹Forma de manobra tática ofensiva na qual procura - se desdobrar uma força à retaguarda de uma posição inimiga, por meio de um deslocamento dissimulado, com a finalidade de cumprir uma missão que contribua diretamente para o sucesso da manobra do escalão que enquadra a força que se infiltra. É conduzida por elementos isolados ou em pequenos grupos, através, sobre ou ao redor das posições inimigas, ou no interior delas, e o seu posterior desdobramento à retaguarda destas posições.


VEJA MAIS