Dia do Soldado – Ordem do Dia

Ordem do Dia
Dia do Soldado


Novamente nos perfilamos, em cerimônia festiva, para celebrar o Dia do Soldado e homenagear LUIZ ALVES DE LIMA E SILVA, o DUQUE DE CAXIAS, Patrono do Exército Brasileiro.

CAXIAS, o Pacificador, foi Marechal de Campo e Senador. Dedicou sua vida integralmente ao serviço da Pátria com nobreza de caráter e desambição pessoal. Pacificou a Nação com coerência de atitudes, predicados de bravura, sentimento de patriotismo, amor à legalidade, humildade, honradez, generosidade e nacionalismo.

Nas campanhas para preservar a unidade nacional, CAXIAS foi intransigente com a desordem, enérgico com a rebeldia, conciliador nas negociações e humano no perdão. Anistiou os vencidos, após convencê-los de seus equívocos, recuperando-os – corações e mentes – em seus valores genuinamente brasileiros, reintegrando-os às causas da Pátria. Por isso mesmo foi cognominado

“Cidadão da Unidade Nacional”.

Em sua homenagem, foi criada a Medalha do Pacificador, que é entregue em cerimônia àqueles que se tornaram credores dessa distinção. Parabéns aos que estão sendo ou já foram agraciados com tal honraria! Pacificar espíritos conturbados, mantendo a unidade de propósito do BRASIL é legado de CAXIAS – e tarefa de todos os brasileiros.

Foi nesse sentido que CAXIAS se tornou Patrono do Exército Brasileiro. Não para ser elogiado, mas para ser seguido. Deixou sua vida como exemplo para que arregacemos as mangas e o imitemos em atitude, grandeza, coragem, determinação e amor ao BRASIL.

Soldados do Exército Brasileiro!

Precisamos continuar temperando nossa fibra na dureza do adestramento continuado, gastando suor para poupar sangue. E, também, na prontidão para o inesperado, na preservação dos valores intrínsecos da nacionalidade brasileira, na busca dos melhores
meios, da maior competência e da melhor capacidade para atuar no amplo espectro dos conflitos, e proteger o País de ameaças que possam atrasar sua chegada ao seu local de destino.

Lá, o BRASIL, cada vez mais forte, decisor de primeira grandeza, e participante ativo da modelagem do cenário mundial, poderá – inspirado em CAXIAS – contribuir ainda mais com a harmonia entre os povos e com a paz mundial, ampliando sua Estratégia da Cooperação.

Com esse sentimento, prossigamos determinados na tarefa de transformação do nosso Exército, levando-o à Era do Conhecimento, com novas tecnologias, novas capacidades e nova doutrina.

Nesse sentido, sejam capazes de desafiar o imaginário, de criar estruturas com energia suficiente para movimentar ideias, de magnetizar pessoas com o brilho dos vencedores, de ver oportunidades onde muitos já desistiram, de entregar resultados.

Por fim, liderem pelo exemplo, adequem-se melhor ao ambiente de incertezas e tenham sempre consigo o sentimento de missão.

Parabéns Soldados do Exército Brasileiro, fiéis guardiões da Pátria, por tudo que fazem, suportam e esperam! Que Deus seja louvado em suas vidas.

Brasília, 25 de agosto de 2013.

General de Exército ENZO MARTINS PERI
Comandante do Exército

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter