22 de Outubro, 2015 - 11:30 ( Brasília )

Terrestre

11° GAAAe: Proteção Antiaérea na Operação Treme Cerrado


O 11º Grupo de Artilharia Antiaérea, situado em Brasília/DF, é diretamente subordinado à 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, sendo formado por uma Bateria do Sistema Fila/Bofors e uma Bateria de Mísseis dotada com o Radar Saber M60, o Míssil Portátil Antiaéreo IGLA-S e o Míssil Telecomandado Antiaéreo RBS-70.

No contexto da Operação Treme Cerrado, tem a missão de realizar a proteção antiaérea da 3ªDE, tanto na Defesa Antiaérea de órgãos e instalações, como das tropas em deslocamento pelos Giros de Progressão.

BPEB participa da Operação Treme Cerrado¹

O Batalhão de Polícia do Exército (BPEB) iniciou a sua participação na Operação Treme Cerrado com a vacinação de cães na Ação Cívico-Social em Arapoanga – Planaltina/GO no dia 17 de outubro. No dia seguinte se deslocaram para o Campo de Instrução de Formosa (CIF), com a função de realizarem a segurança e balizamento no itinerário e fazer a escolta com os batedores na frente dos comboios.

B Adm Ap/CMP monta Posto de Comando moderno para a Operação²

A Base de Administração e Apoio do CMP (B Adm Ap/CMP) foi responsável pela montagem do Posto de Comando (PC) da 3ª Divisão de Exército (DE) do exercício, mobiliado em apoio ao Comandante Militar do Planalto, General de Divisão Racine Bezerra Lima Filho e seu Estado-Maior. A B Adm Ap/CMP empregou todos os meios necessários para o apoio da manobra: viaturas, cozinha de campanha, barracas, toldos, redes de camuflagem, cisternas de água com 1500l, cisterna de combustível com 1500l, geradores, trator agrícola/roçadeira, bobcat com trado e concha, dentre outros.

O PC foi dividido em diversas estruturas, entre as quais: alojamentos, corpo da guarda, Centro de Operações, enfermaria, posto de banho, Centro de Comando e Controle e Rancho, o qual foi especialmente equipado com uma moderna Cozinha de Campanha.

Essa cozinha possui capacidade de ser desmontada e transportada com grande rapidez. O tempo de montagem é de cerca de 1 hora para equipes adestradas. O equipamento possui uma lança de reboque padrão que permite que seja rebocada por todo tipo de veículo militar, portanto um material leve, resistente e de grande manobrabilidade. Utensílios para produção de alimentos, mesas inoxidáveis e tenda para proteção da área de trabalho são alguns dos materiais com os quais a Cozinha de Campanha é equipada.

O Centro de Operações (COP), montado inteiramente em 03 viaturas, permitiu ao comandante e a seu Estado-Maior manter uma consciência situacional, com informações sobre a manobra e o inimigo atualizadas a todo momento.

A Operação Treme Cerrado contou com o tiro de diversos armamentos, bem como com o emprego de aeronaves e manobras de viaturas blindadas, além do grande número de deslocamento de tropas. Dessa forma, a infra-estrutura fornecida pela B Adm Ap/CMP, com o emprego de um Sistema de Comando e Controle moderno e confiável, vem sendo capaz de prover meios para a emissão de ordens e controle da operação planejada com grande confiabilidade.

¹Texto: Asp Fabiani
²Texto: Ten Camilla