Operação Bormann – Deslocamento estratégico de meios

A 5ª Divisão de Exército (5ª DE), por intermédio da 5ª Região Militar (5ª RM), está realizando o deslocamento estratégico de meios para a Operação Bormann, que será realizada no Campo de Instrução Marechal Hermes (CIMH), em Três Barras (SC), entre os dias 10 e 23 de outubro de 2015. O deslocamento consta de transporte de blindados e de material de emprego militar de Artilharia, por meio ferroviário e rodoviário, a cargo da organização militar constituída para o Exercício, a 5ª Companhia de Transporte, sob o comando do também constituído 5ª Grupamento Logístico.

Os meios estão sendo concentrados no 5º Regimento de Carros de Combate, localizado em Rio Negro (PR), onde permanecerão até o dia 5 de outubro, data em que se inicia o deslocamento operacional até o CIMH.

O deslocamento consta de transporte de blindados e de MEM Art por meio ferroviário e rodoviário a cargo da Organização Militar constituída para o exercício, a 5ª Companhia  Transporte sob comando do também constituído, 5ª Gpt Log. Os meios estão sendo concentrados no 5º RCC em Rio Negro – PR onde permanecerão até o dia 05/10/15, data na qual se inicia o deslocamento operacional até o CIMH.

Os meios militares empregados na operação provém do 20º BIB (Curitiba-PR) com o M113 BR, do 5º GAC AP (Curitiba-PR)  com o Obuseiro VBC M108, do 15º GAC AP (Lapa-PR) com o VBC OAP M109, da BC AD5 (Curitiba-PR) com o M113 Br, do 12ª GAC (Jundiaí-SP) com o Obuseiro M 114, do 2º GAC (Itu-SP) com o Obuseiro M 56, do 20º GAC L (Barueri-SP) com o Obuseiro M 56 e Mrt P 120mm , do 26º GAC (Guarapuava-PR) com o Obuseiro Light Gun L118, da 11ª Bia AAAe Bld (Ponta Grossa-PR) com o Gepard  e do 33º BIMec (Cascavel-PR) com a VBTP Guarani.

A Operação Bormann foi concebida num quadro de Defesa Externa no período de Adestramento Avançado da 5ª DE, neste contexto estão inseridas as Operações ACANTO, SETEMBRINO DE CARVALHO, AÇO e SILVA PAES que ocorrerão de forma integrada atendendo aos Objetivos de Adestramento estabelecidos no Contrato de Objetivos do COTer 2015. Nesse quadro, a Operação ACANTO contará com a 5ª Região Militar mobiliando um Comando Logístico da Força Terrestre Componente, responsável pelo desdobramento de uma Base Logística Terrestre e de três Destacamentos Logísticos, tudo em apoio às GU e OM desdobrados no campo de instrução.

A Operação SETEMBRINO DE CARVALHO visa o adestramento dos sistemas de Fogos da Artilharia Divisionária da 5ª DE por meio de exercício tiro no CIMH.  Já as Operações AÇO e SILVA PAES constituem-se de exercício no terreno na qual a 5ª Bda C Cav Bld e a 14ª Bda Inf Mtz, respectivamente, empregarão seus meios num quadro de defesa móvel.

Blindados do Exército passarão por Ponta Grossa

A Operação Bormann é destaque em portal Jornal da Manhã da Cidade de Ponta Grossa / Paraná: "Entre os dias 04 e 09 de Outubro de 2015, o Exército Brasileiro, por meio da 5ª Divisão de Exército em parceria com a Rumo/ALL (América Latina Logística), realizará o transporte ferroviário de Viaturas Blindadas no trecho ferroviário entre as cidades de Guarapuava-PR e Rio Negro-SC. Durante os dias da operação, os blindados devem passar por Ponta Grossa, Guarapuava, Inácio Martins e Lapa.

O Exército solicita a colaboração da população que mora próxima às ferrovias que evitem aproximações ao comboio militar de vagões com blindados para prevenir acidentes.

O transporte visa a reunião de Material de Emprego Militar que será utilizado na Operação Bormann a ocorrer na cidade de Três Barras – SC entre os dias 17 a 25 de outubro. A operação militar será a maior realizada na área da 5ª Divisão de Exército e contará com tropas do Paraná, Santa Catarina e São Paulo."

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter