EB – Intercâmbios e cooperação militar internacionais

COTER – Visita de Acompanhamento a militares que integram a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Saara Ocidental

De 9 a 13 de agosto, o 3º Subchefe e integrantes do Comando de Operações participaram de uma visita de acompanhamento a militares do Exército Brasileiro (EB) que integram a Missão das Nações Unidas para o Referendo no Saara Ocidental (MINURSO).

Dentre outros objetivos, a visita procurou conhecer a estrutura organizacional da missão, os team sites (TS) onde se desdobram militares do EB; verificar o desempenho desses militares e se há oportunidades para novos efetivos (contingentes ou individuais); colher subsídios quanto ao preparo realizado para a missão e levantar possíveis oportunidades de melhoria nos aspectos duração, logística, instrução, idiomas e preparação psicológica; avaliar as condições atuais de segurança e possíveis upgrades em relação às funções exercidas; e levantar melhores práticas do emprego dos oficiais brasileiros.

Durante a visita, além dos objetivos propostos para a missão, foram realizadas reuniões de trabalho com autoridades locais e da Organização das Nações Unidas, nas quais foi comprovada a excelência do trabalho realizado pelos militares brasileiros, tanto nos TS, como nas missões externas. A atividade está inserida no Plano de Visitas a Nações Amigas 2015, do Comando do Exército.

1ª Brigada de Infantaria de Selva – XIX Reunião Regional de Intercâmbio Militar Brasil-Guiana

De 4 a 7 de agosto, na 1ª Brigada de Infantaria de Selva, está sendo realizada a XIX Reunião Regional de Intercâmbio Militar (XIX RRIM) Brasil – Guiana. A reunião tem os objetivos de estreitar os laços de amizade e cooperação entre os militares do Exército Brasileiro e a Força de Defesa da Guiana, trocar experiências e conhecimentos de interesse comum que afetam o controle e a segurança na área de fronteira, tratar sobre assuntos atinentes à área de fronteira entre esses países e realizar entendimentos sobre procedimentos comuns e complementares na faixa de fronteira.

A comitiva guianense é composta por seis militares da Força de Defesa da Guiana, chefiada pelo Coronel Patrick West; e a comitiva brasileira chefiada pelo General de Brigada Carlos Alberto Mansur, Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva.

Cooperação Militar Brasileira no Paraguai – Intercâmbio de Operações Especiais no Paraguai

De 28 a 30 de julho, a Cooperação Militar Brasileira no Paraguai, em conjunto com o Comando de Operações Especiais e o Centro de Instrução de Operações Especiais, conduziu um Intercâmbio de Operações Especiais.

A atividade teve por objetivo contribuir para o aperfeiçoamento doutrinário das unidades participantes e estreitar os vínculos de amizade, integração e cooperação entre os militares brasileiros e paraguaios presentes.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter