CMO – Desfile Militar da Operação Urubupungá

jornaldiadia.com.br


O Desfile Militar foi constituído pela Força Pantaneira que participou do Exercício Militar de proteção ao Complexo Hidrelétrico Urubupungá

A prefeita Marcia Moura (PMDB), acompanhada de seu pai, oficial da reserva e ex-comandante do Quartel local do Exército Brasileiro, atualmente sede da 2ª Companhia de Infantaria,  tenente coronel João da Costa Moura;  secretários municipais, vereadores e outras autoridades, prestigiou o Desfile Militar da Operação Urubupungá, nesta quarta-feira (05 de novembro) no palanque da Praça Senador Ramez Tebet.

O Desfile Militar foi constituído pela Força Pantaneira, tropa composta por diversas organizações militares do Comando Militar do Oeste (CMO) que realizou, entre os dias 3 e 5 de novembro, o exercício militar denominado Operação Urubupungá que visa proteger o complexo hidrelétrico, que dá nome à operação, composto pelas usinas de Jupiá (Três Lagoas), Ilha solteira e Três Irmãos.

“Isso vai além de um treinamento ou exercício, é uma forma de manter nosso Exército preparado para qualquer eventualidade que possa gerar riscos a esse Complexo. O Comando Militar está de parabéns pela Operação, pois é de suma importância para a segurança nacional”, ressaltou a prefeita Marcia Moura.

Segundo o general Juarez, do CMTE Militar do Oeste, o complexo Urubupungá tem grande importância econômica para o País, principalmente para o Estado de São Paulo. “Devido a isso temos essa preocupação em estar preparados para agir a qualquer momento, isso se faz com treinamento, reconhecimento de área de cada uma das hidrelétricas. Estamos a postos e preparados”, reforçou ele que avaliou como excelente o resultado da Operação.

SISFRON

O General aproveitou a oportunidade para informar que no próximo dia 13, em Dourados, local onde está sediada a Brigada Piloto, será apresentado o Sistema Integrado de Sensoriamento, de Apoio à Decisão e de Emprego Operacional, abreviadamente, SISFRON, com a presença de altas autoridades de Brasília e Exército Brasileiro.

Conforme página do Portal Oficial do Escritório Projetos do Exército, o SISFRON é “considerado um dos principais Projetos Estratégicos do Exército e permite o monitoramento, controle e atuação nas fronteiras terrestres, contribuindo para a inviolabilidade do território nacional, para a redução dos problemas advindos da região fronteiriça e para fortalecer o intercâmbio coerente de informações, as operações interagências e a cooperação regional”.

DESFILE

Na ocasião, desfilaram a Força Tarefa Pantaneira, comandada pelo tenente coronel Innecco; a 1º Companhia de Fuzileiros, comandada pelo capitão Barros; a 2ª Companhia de Fuzileiros, comandada pelo capitão José Luiz, além ainda da 2ª Companhia de Infantaria, comandada no desfile pelo capitão Adriano Pelício; o Primeiro Pelotão de Polícia do Exército, oriundo da 14ª Companhia de Polícia do Exército sediada em Campo Grande; e Núcleo do Nono Batalhão de Comunicações do CMO, também sediada em Campo Grande.

O desfile contou ainda com a passagem de veículos e viatura oficiais do Exército que participaram do Exercício Militar.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter