EB – “Mão amiga” ajuda população atingida por enchentes no Sul do país

O Ministério da Defesa, por meio do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), está coordenando as ações de apoio aos desabrigados e vítimas das enchentes que tem atingido a região Sul do país. O apoio ocorre por meio do Exército Brasileiro, que está auxiliando a Defesa Civil no resgate e socorro da população ribeirinha de áreas alagadas.

Foram mobilizados cerca de 200 homens de unidades militares dos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Além disso, a Força Terrestre está empregando viaturas de tração, caminhões e botes para retirar moradores isolados. Os militares ainda apoiam na triagem de donativos e distribuição de alimentos e gêneros de primeira necessidade.

A ajuda do Exército no Rio Grande do Sul acontece no norte e noroeste do estado, nos municípios de Porto Mauá, Porto Xavier, Porto Vera Cruz, São Borja, Frederico Westphalen e Iraí. Em Santa Catarina, os militares estão presentes nas cidades de Porto União, Mafra e Lajes. E no Paraná, o apoio está sendo prestado em União da Vitória, São Mateus do Sul, São João do Triunfo, Rio Negro e região metropolitana de Curitiba.

As fortes chuvas na região Sul elevaram consideravelmente o leito de rios que compõem a bacia do Uruguai em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. A enchente que atinge o Rio Grande do Sul e o oeste catarinense é a maior em 30 anos.

19º Regimento de Cavalaria Mecanizado – Enchente do Rio Uruguai*

Nos dias 27 e 28 de junho, atendendo solicitação de apoio às populações atingidas pela enchente do rio Uruguai nos municípios de Porto Mauá e Porto Vera Cruz, no noroeste gaúcho, o 19º Regimento de Cavalaria Mecanizado, Regimento San Martin, envidou esforços e empregou meios na evacuação de pessoal e bens de edificações privadas e públicas nas áreas inundadas.

Cerca de 60 militares, 8 viaturas e materiais de emprego militar atuaram nas ações de calamidade nos municípios, que se localizam às margens do rio Uruguai e são limítrofes com a República Argentina.

As fortes chuvas que atingem a região Sul do Brasil, principalmente os estados do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, tem elevado o nível dos principais rios da região, gerando inundações e transtornos à população ribeirinha.

2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada – Apoio à Defesa Civil*

Uruguaiana (RS) – Desde o dia 1º de julho, a 2ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, "Brigada Charrua" está apoiando a Comissão Municipal de Defesa Civil de Uruguaiana na remoção das famílias atingidas pela enchente do rio Uruguai.

Os moradores das residências localizadas às margens do rio Uruguai, consideradas áreas de risco, estão sendo deslocados para alojamentos provisórios, disponibilizados pela Prefeitura Municipal de Uruguaiana.


*com CCOMSEx

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter